A categoria dos SUVs é a que mais cresce no Brasil, a ponto de derrubar as vendas de carrocerias tradicionais como hatches médios e minivans. De acordo com a federação que representa as concessionárias, a Fenabrave, os utilitários esportivos representaram 25,4% de todas as vendas de veículos no primeiro semestre deste ano.
Mais de um quarto de todos os licenciamentos de carros no período foram da categoria. Considerando apenas o mês de junho, o percentual é ainda maior: 28% de todos os emplacamentos de automóveis foram de SUVs no mês passado.
Com base no levantamento da Fenabrave relativo aos primeiros seis meses de 2019, o Jeep Renegade mantém a liderança geral dos utilitários esportivos de forma ininterrupta desde dezembro do ano passado, com mais de 33 mil unidades licenciadas no período. A vice-liderança da categoria é de outro modelo da marca: o Compass, com 28.033 emplacamentos no semestre.
Destaque também para o Volkswagen T-Cross, primeiro utilitário esportivo compacto da Volkswagen, que fecha o top 10 com quase 8 mil unidades comercializadas no ano. O período de pré-venda teve início em fevereiro, quando os preços foram anunciados, porém o modelo da marca alemã começou a ser vendido efetivamente nas concessionárias apenas em abril, o que fortalece ainda mais os bons números.
Mercado
Suvs representam 25,4% das vendas
Categoria dos utilitários esportivos é a que mais cresce no país
