Comitiva da Amvat tinha uma agenda marcada com o governador Eduardo Leite para hoje. O assunto, segurança pública. Especificamente, efetivo policial, cercamento eletrônico e implantação da Draco.
Faz poucos dias, o governador repassou a pauta ao vice-governador Ranolfo Vieira Júnior. Até aí, tudo bem. Ocorre que dias depois, o vice transferiu ao secretário adjunto da Segurança, Coronel Frota, a tarefa de receber a comitiva do Vale.
Prefeitos reclamam da atitude dos chefes do Piratini. Se sentiram desprestigiados pelo governador, ainda mais depois da exclusão do Vale no programa RSSeguro.
Para quem duvidava do Cristo
O alicerce que sustentará a maior estátua de Cristo no Brasil estampou a capa do A Hora de ontem. Aos céticos após o anúncio, uma resposta concreta.
Erguido no Morro das Antenas, em Encantado, o monumento orçado em R$ 600 mil será custeado integralmente pela iniciativa privada, que projeta sua conclusão para o prazo de um ano.
Por falar em Encantado. A cultura italiana, característica da colonização local, vai para o currículo escolar. Fazem do idioma italiano o mesmo que a região germânica (Teutônia e cidades vizinhas) já faz com o alemão.
E nada
Já estamos no fim de julho e nada do projeto do Plano Diretor de Lajeado evoluir. Repousa sobre as mesas dos vereadores, que ainda analisam o impacto e a efetividade da proposta. Enquanto isso o tempo passa. E o governo Caumo também.
Seis
Era o número de equipes da CCR Via Sul trabalhando, entre Lajeado e Tabaí, na manutenção e obras de melhorias da BR-386, nessa segunda-feira. É o lado positivo da privatização. O negativo vem em fevereiro de 2020, com o retorno dos pedágios.
Doeu
O presidente Jair Bolsonaro é adorado e odiado ao mesmo tempo. Fez muita coisa boa e ruim desde que assumiu o governo. O problema tem sido a verborragia. Falar que no Brasil ninguém passa fome machucou os ouvidos. Ainda sábado à noite eu estava na sacada do meu apartamento e vi um morador de rua revirando o lixo em busca de comida. Isso seria o que então?
Que tal doar as caixas de leite?
Antes
Iniciativa liderada pelo Grupo Espírita Amor e Consciência, do bairro Universitário, encontrou uma maneira barata e simples de proteger casas do frio. Para fechar frestas entre as tábuas de madeira, voluntários recolheram embalagens de leite longa vida, lavaram, abriram e forraram a parte interna da parede numa casa, no bairro Santo Antônio, em Lajeado.
Para fixar as embalagens na parede, usaram grampeador de pressão. Se tivesse mais caixas de leite disponíveis, informa a coordenadora Odete Konzen, poderiam beneficiar outras casas, cujo vento e água da chuva atravessam as frestas, molham roupas e deixam as “casinhas” de madeira ainda mais frias no inverno.
Depois
O presidente da associação de moradores do bairro Moinhos D’Água, Paulo Roberto Schneider, informou à coluna, ontem, que já iniciou mobilização para arrecadação e limpeza das embalagens de leite.
Quem quiser fazer uma boa ação e, em vez de jogá-las no lixo, pode levar as embalagens até a sede do centro espírita, na rua Oswaldo Hass, 515, na Êvie D’Parfum, na rua Bento Gonçalves, 1105, ou ainda em Estrela, na Loja D’Casa, na rua Fernando Abott, 163.