Durante as festividades da XXVII Settimana dell’immigrazione italiana de Encantado, a administração municipal anunciou uma mudança no currículo da rede municipal de educação fundamental. A partir do segundo semestre, as escolas terão língua italiana na carga horária.
O anúncio foi feito na manhã de ontem, 23, durante o Café da Manhã realizado na Casa de Cultura. O evento foi realizado com o apoio da Associação Encantadense do Idoso (Assedi) e da Associação Ítalo-Brasileira de Encantado (Assibre).
Considerada uma das metas do governo de Adroaldo Conzatti, a novidade irá englobar cinco escolas de Encantado. Governo ainda estuda o formato das aulas e a distribuição da nova disciplina no currículo escolar.
Conforme a secretária de Educação e Cultura, Greicy Weschenfelder, a inclusão do italiano dentro da sala de aula representa um avanço em função da influência do idioma trazido pelos antepassados. “Vamos preservar esta importante contribuição cultural dada ao nosso município”, acredita.
Greicy destaca ainda que a aprendizagem de um novo idioma abre horizontes, amplia o vocabulário e trabalha com as faculdades mentais dos estudantes.
Crescimento cultural e profissional
Até o momento, duas escolas de Encantado ensinam italiano. É o caso da Batista Castoldi de Palmas e Osvaldo Aranha, no bairro Barra dos Coqueiros, que tem a disciplina faz dois anos aos alunos do ensino infantil até 5° ano.
A diretora Josi Moretto Silva percebe as vantagens de aprender o segundo idioma. “Os pais falam também, então isso se torna útil no dia a dia”, comenta. Conforme ela, os alunos vão entusiasmados para a aula nos dias de italiano. A diretora relembra o gemellaggio de Encantado com o distrito de Valdesco, na Itália, a cita que a preservação do idioma trazido pelos imigrantes é uma forma de capacitação cultural e profissional.
Sobre a Semana Italiana
Com oito dias de duração, a Semana Italiana de Encantado se destaca pela farta gastronomia. A programação segue hoje, 24, com Janta no Bairro Lago Azul e apoio da comunidade São José. Programação inicia às 19h30min.
Uma das novidades neste ano é a I Gincana Cultural de Encantado. As comunidades participantes são Jacarezinho, Palmas, Lago Azul/São José, Santo Agostinho, Santa Terezinha, Linha Anita e Lajeadinho.
Conforme a administração municipal, objetivo do evento é resgatar hábitos e costumes dos imigrantes que povoaram o município e manter ativa a tradição, especialmente na formação de crianças e jovens.
FÁBIO KUHN – fabiokuhn@jornalahora.inf.br