Estudos comprovam o aumento dos riscos no trânsito em dias de chuva. Nesta semana, pelo menos duas pessoas morreram em acidentes na BR-386. Mesmo que nem todas as causas já tenham sido esclarecidas, o fator climático certamente influenciou no aumento da periculosidade de cada uma das situações.
Números da Polícia Rodoviária Federal apontam que cerca de 24% das fatalidades na BR neste ano ocorreram em dias de chuva. Matéria veiculada nesta edição traz as últimas ocorrências, dados gerais, análises de especialistas e reforça o alerta para os cuidados que motoristas precisam ter ao transitar em pista molhada, visibilidade comprometida e outros riscos provenientes do tempo chuvoso.
Reduzir a velocidade, frear com cautela, aumentar a distância dos demais veículos, manter os para-brisas e os pneus em bom estado, evitar ultrapassagens. Essas são dicas básicas para reduzir os riscos de transformar uma viagem casual ou um passeio qualquer em uma tragédia.
De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a cada 15 minutos, uma pessoa morre em acidente de trânsito no país. Estima-se também que mais de 60% dos leitos hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) são ocupados por vítimas de envolvidas em colisões ou atropelamentos.
O assunto remete a um debate maior sobre a importância da conscientização. A imprudência e a irresponsabilidade costumam acompanhar boa parte dos motoristas brasileiros. Cada vez mais apressados, condutores deixam a cautela em casa e se expõem aos riscos cotidianos do trânsito.
Da mesma forma com que motoristas estão condicionados ao Código de Trânsito, o poder público tem sua parcela de responsabilidade. Deve-se manter a infraestrutura rodoviária em condições de tráfego e prevenir os excessos dos condutores, por meio de fiscalização eficiente e rigorosa.
Está na educação, no amplo significado da palavra, o caminho para parar com a sangria no trânsito. Nos países com menos mortes, se percebe um alto grau de instrução. Trânsito gentil é sinônimo de sociedade educada e evoluída, mas infelizmente o Brasil parece estar longe disso.
Editorial
Cuidado redobrado
Estudos comprovam o aumento dos riscos no trânsito em dias de chuva. Nesta semana, pelo menos duas pessoas morreram em acidentes na BR-386. Mesmo que nem todas as causas já tenham sido esclarecidas, o fator climático certamente influenciou no aumento…