A frente fria que avança pelo território gaúcho desde ontem faz as temperaturas caírem ao longo da semana. Porém, não será um período de frio intenso. A temperatura máxima, que ontem passou dos 27ºC, não deve ir além dos 18ºC na quarta-feira. Até quinta-feira, o quadro permanece praticamente o mesmo. Na sexta-feira, o tempo começa a mudar e as temperaturas sobem novamente.
“Como a frente fria ficará bloqueada pelo menos até a sexta-feira, há possibilidade de temporais para todos os dias, além de volumes expressivos”, afirma a coordenadora do Núcleo de Informações Hidrometeorológicas da Univates, Carolina Heinen.
Há locais do Estado que podem ter até 200 mm de chuva acumulada ao longo da semana. Os volumes acumulados mais expressivos serão no sul, oeste e centro do RS.
Metade da chuva do mês
No Vale do Taquari, o volume acumulado na semana tende a ficar entre 70 e 100 mm. A média histórica do mês é de 170mm.
“Tendo em vista este prognóstico, não se descartam alagamentos e, até mesmo, cheias em alguns pontos. Porém, é importante destacar que essa previsão pode sofrer alterações, uma vez que os volumes podem não se confirmar”, afirma a coordenadora o NIH.
Na parte alta do Vale, as temperaturas ficam cerca de 2 ºC mais baixas do que o previsto para o restante da região.
Defesa Civil em alerta no RS
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja para temporais no estado. A partir do aviso, a Defesa Civil estadual está de prontidão e recomenda atenção à comunidade.
Até amanhã, deverá ser registrado volume de chuva entre 50 e 100 milímetros por dia e ventos intensos entre 60 e 100 quilômetros por hora.
MATHEUS CHAPARINI – matheus@jornalahora.inf.br