Governo promete implantar  15 câmeras até o fim deste ano

Teutônia

Governo promete implantar 15 câmeras até o fim deste ano

Projeto do videomonitoramento será lançado em reunião na CIC nesta quinta-feira. Equipamentos serão alugados de uma empresa de São Paulo

Governo promete implantar  15 câmeras até o fim deste ano

Pronto para ser lançado oficialmente, o projeto de videomonitoramento, demanda antiga da comunidade, prevê a instalação de câmeras de segurança em 33 pontos estratégicos da cidade. Dessas, pelo menos 15 devem entrar em funcionamento até o fim do ano, projeta a administração municipal.
O governo fará a apresentação do projeto na manhã desta quinta-feira, 25, às 8h, durante o Café da Manhã Empresarial, no auditório 3 da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Teutônia. Durante o evento, será detalhado o funcionamento do sistema e os pontos que serão contemplados inicialmente.
Segundo o subsecretário municipal de Planejamento e Mobilidade Urbana, Clemir Tavares, foram escolhidos trechos com maior movimento e também as principais vias de acesso, contemplando todos os bairros da cidade. “Se fala há muito tempo nesse projeto. Teutônia tem uma geografia um pouco diferente, mas fizemos a marcação dos locais e dobramos o número de pontos previstos”, comenta.
O investimento total é de R$ 894,7 mil. Entretanto, o governo não vai contemplar inicialmente todos os pontos, o que deve ocorrer de forma gradativa, conforme a disponibilidade financeira do município.

Aluguel

O modelo escolhido para implantação do videomonitoramento foi a contratação da empresa Teltex Tecnologia, de São Paulo.
“Estudamos muito e chegamos a conclusão que o aluguel é a melhor opção. A manutenção dos equipamentos e do sistema se torna bem mais rápida”, cita o secretário. Serão câmeras fixas e equipamentos speedy, que têm um maior campo de visão.
A central funcionará junto à sede Brigada Militar, que conta com uma sala reservada para o monitoramento, e estará interligada ao Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) Vale do Taquari, com sede em Lajeado.

Pleito antigo

Presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), Frederico Dahmer lembra que o videomonitoramento é discutido no município há quase 10 anos e ressalta que Teutônia estava ficando para trás na comparação com outros municípios do Vale, que já dispõe do sistema.
“A comunidade espera há bastante tempo por isso. É uma ação extremamente positiva e que vai ajudar a solucionar casos diversos de furtos e roubos que aconteceram nos últimos tempos”, avalia. Dahmer diz ainda que a implantação do sistema se soma à outras conquistas, como a destinação de duas novas viaturas para o município. “Vai ajudar bastante no combate à criminalidade”.
 

MATEUS SOUZA – mateus@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais