A minha Lajeado do futuro

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

A minha Lajeado do futuro

O artigo é pessoal, claro. Mas eu tenho certeza que muitos moradores devem compactuar com algumas ideias. Afinal, todos nós sonhamos com uma vida melhor e isso passa insistentemente pelo ambiente exterior. Eu nasci em Lajeado em 1982 e, salvo alguns meses morando do outro lado do mundo, sempre vivi aqui. São 37 anos vivenciando o crescimento populacional e acompanhando um desenvolvimento até certo ponto satisfatório. E é por gostar e apostar na minha cidade natal que eu sempre me pergunto: como seria a minha cidade ideal no futuro?
2019 07 20_DIVULGAÇÃO _ COLUNA MARTINI_FOTO PRINCIPAL1
Com absoluta certeza será muito mais humanizada. Nas ruas centrais ou de maior movimentação de veículos, parklets. Muitos parklets para angariar mais clientes aos estabelecimentos comerciais, e, principalmente, para colocar mais pessoas e menos veículos nas vias. Junto desses, uma arborização de dar inveja à Goiânia. À noite, iluminação de excelência e guardas municipais para garantir a segurança necessária ao bem estar. Assim sendo, e desburocratizando a vida do empresário e do investidor, atrairemos grandes marcas nas áreas de vestuário e gastronomia, o que vai gerar mais empregos e renda para todos.
A minha Lajeado do futuro terá muitas ciclovias e um transporte público com sistemas de última geração. Aplicativos e cartões eletrônicos garantirão a compra antecipada dos bilhetes, orientando cada usuário sobre preços, valores, rotas, linhas e horários.
Saberemos, em tempo real, onde está o ônibus, e, claro, quando o passageiro chegará ao seu destino desejado. Os abrigos e os veículos serão dotados de internet, e as vias urbanas respeitarão os corredores de ônibus em determinados horários e pontos com maior fluxo de automóveis.
Ainda na área do trânsito, a minha Lajeado do futuro terá ao menos três novas pontes sobre o rio Taquari e duas sobre o rio Forqueta, aproximando ainda mais nossa cidade com Estrela e Arroio do Meio, e retirando nossos moradores dos riscos apresentados pelas rodovias. Aliás, a minha Lajeado do futuro dividirá o tráfego da BR-386 e da ERS-130. Haverá pistas apenas para quem se desloca entre os bairros, e uma pista exclusiva para quem está só de passagem. Esses poderão passar por aqui a 100 ou 120 km/h sem trazer qualquer risco aos lajeadenses.
Voltando para o bem estar, serão ao menos três novas áreas de lazer – ao lado da Lagoa dos Ruschel, no bairro Carneiros, nos fundos do STR, no Centro, e na rua Osvaldo Aranha. Essas estarão repletas de moradores aos sábados e domingos, tal como o Parque dos Dick. E mais. Cada bairro ou loteamento terá sua própria praça, por menor que seja. Já o Parque do Imigrante estará 100% revigorado, sediando um grande evento gastronômico ou comercial a cada 15 dias, tudo muito bem interligado com a Rota da Inovação.
Na área ambiental o sistema de recolhimento de lixo será todo automatizado, com pesagem do lixo individual e multas para quem não respeitar os limites de peso e as regras da coleta seletiva. Isso garantirá índices acima de 80% na reciclagem dos resíduos. Já os 20% restantes nós utilizaremos para a produção de energia por meio de modernos mecanismos junto ao aterro sanitário. Além disso, estações de tratamento junto aos principais afluentes do Taquari resultarão em um rio mais propício aos banhistas, e, claro, aos animais que nele habitam.
Por fim, a minha cidade ideal não estará de costas para os bairros localizados do outro lado da ponte do Arroio Saraquá. Acesso digno à saúde, saneamento básico, educação, segurança, limpeza urbana e infraestrutura básica restarão assegurados a todos, graças à atração de novas empresas, geração de mais emprego e de renda para o poder público e contribuintes, e investimentos que não resultem em índices ainda maiores de concentração de pobreza.

Novos investimentos

2019 07 20 DIVULGAÇÃO_COLUNA MARTINI_foto moinhos de vento
A cidade de Lajeado deve receber novos investimentos nos próximos meses. Junto ao terreno já reservado ao McDonald´s no bairro Americano – rua General Mallet, esquina com a Av. Alberto Pasqualini –, um grupo de investidores pretende transformar o espaço em um centro comercial semelhante ao Boulevard Laçador, localizado em Porto Alegre. Já na área da saúde, a direção do Hospital Moinhos de Vento, cuja sede fica na capital gaúcha, estuda a compra de um terreno na Av. Alberto Muller, esquina com a Rua Getúlio Nesello.

O Vale do Transporte avança!

2019 07 20 DIVULGAÇÃO_COLUNA MARTINI_foto vale do transporte
Na quinta-feira, reunião no Estrela Palace Hotel entre os representantes da associação Vale do Transporte e da Universidade do Vale do Taquari (Univates) definiu pela inauguração do curso técnico de Desenvolvimento de Motoristas. A previsão é iniciar em setembro.  Ao mesmo tempo, a associação intermedia negociação do SEST/Senat, que está buscando uma área de seis mil metros quadrados para construção de nova unidade na região para, entre outros, disponibilizar serviços como psicólogo, dentistas e até simuladores de trânsito para os motoristas. Estrela e Lajeado, por ora, são preferências.

PPCI e Saúde

O Ministério Público de Encantado abriu procedimento administrativo para verificar a existência de PPCI nos Postos de Saúde e hospitais de Encantado, Muçum, Roca Sales, Doutor Ricardo, Relvado, Anta Gorda e Vespasiano Corrêa.
04_AHORA22
 

Política agitada

Em Cruzeiro do Sul, o prefeito Lairton Hauschild sonha com a reeleição. Mas a direção do PSDB garante que vai cumprir o acordo firmado em 2016, e deve apoiar a candidatura do atual vice-prefeito, João Dullius (MDB). Já em Teutônia, o vice Dirinho (PSD) e os vereadores Keetlen Link (PSD) e Juliano Körner (PSDB) foram convidados para uma dobradinha com Renato Altmann (PP) em 2020. Mas, passado o deslumbre inicial, devem ficar na base do governo. Por fim, correligionários reclamam da extinção do “colegiado” que existia em Arroio do Meio para a tomada de decisões por parte do Executivo. Hoje, as decisões estão mais centralizadas.
 
 

Acompanhe
nossas
redes sociais