Mais de 250 participantes confirmados, oriundos de 34 diferentes cidades gaúchas, de Santa Catarina e do Paraná. Profissionais da música e estudantes terão a capital nacional de Canto Coral como destino a partir deste domingo, 21, para a quarta edição do Festival de Música de Teutônia.
Serão seis dias de programação do evento, que é realizado de dois em dois anos pelo Colégio Teutônia. A programação abre às 19h30min, com o lançamento da Orquestra Jovem da escola, no Auditório da Sicredi Ouro Branco, no bairro Languiru. Os ingressos são limitados.
A edição deste ano é a maior já organizada pelo colégio. Conforme o professor de música e um dos coordenadores do festival, Harry Baukat, o evento tem como um dos propósitos aperfeiçoar os músicos e estudantes de música através dos cursos e oficinas voltadas para os mais diversos instrumentos, além de proporcionar o contato e a troca de experiências entre os participantes.

Evento é promovido a cada dois anos. Participantes vêm de 34 cidades
“Teremos participantes de todos os níveis, mas temos muito esse toque de atender a galera jovem, que está iniciando na música. Neste ano contamos com alguns cursos novos e talk-shows”, comenta Baukat. Os trabalhos se dividem também em frentes artística e pedagógica. Ainda há atrações como o festival itinerante, que leva estudantes para apresentações em diferentes locais da cidade.
A programação conta ainda com apresentação do Coral Municipal de Teutônia e do Quinteto de Sopros dos Professores do Festival, no dia 22; talk-show com Pedrinho Figueiredo entrevistando Hique Gómez, no dia 23; Recital de Professores e Estudantes, no dia 24; e Concerto de Encerramento, com a Orquestra do Festival, no dia 25, todos a partir das 20h, no Auditório do Colégio Teutônia.
Trabalho permanente
Anfitrião do festival, o Colégio Teutônia mantém um projeto musical há 23 anos, mostrando a identificação da escola e da comunidade com a música. Por isso, a Orquestra Jovem representa a continuidade desta tradição, difundindo a música em geral, erudita e popular.
“Já se fala e pensa há bastante tempo sobre isso. Vamos fazer um trabalho permanente com essa orquestra, diferenciando do grupo instrumental”, explica Baukat. Ela será formada por 20 integrantes, entre estudantes, ex-alunos e professores.
Concerto da Ospa
A programação do Festival de Música ganhou uma atração extra para a noite da próxima sexta-feira, 26. A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) se apresentará no município pela primeira vez.
O concerto está previsto para iniciar às 20h, na Associação Pró-Desenvolvimento do bairro Languiru. Os ingressos são gratuitos e limitados, por meio da doação de um quilo de alimento não perecível.
MATEUS SOUZA – mateus@jornalahora.inf.br