Diz a história que uma dona de casa dos EUA decidiu receber visitas ilustres com um delicioso bolo de chocolate. Por se tratarem de pessoas importantes para a época – algum momento do século XIX – a anfitriã ficou nervosa e acabou errando a receita. Colocou menos farinha e menos fermento, e o resultado foi uma massa mais solada (e não fofa, como se espera da maioria dos bolos).
A mulher arriscou e serviu a iguaria mesmo assim. Para sua alegria, os convidados aprovaram aquela versão, que desde então se popularizou mundo afora. Estamos falando do brownie.
Segundo a confeiteira Carina Aparecida do Nascimento, de Cruzeiro do Sul, o grande segredo do brownie é o tempo de cozimento. “É o errado que deu certo. O ponto dele fica entre o cru e o cozido. Se assar muito, fica duro”. Em forno a gás, em temperaturas entre 200°C e 220°C, 25 minutos costumam ser suficientes. Já no elétrico, a 180°C, 20 minutos devem bastar.
O truque do palito no meio do bolo, nesse caso, segue a lógica contrária. Ao invés de sair seco, o item deve ficar “sujinho” de farelos. Isso indica que a massa está pronta. O corte, explica Carina, deve ser feito logo após a retirada do forno, quando o bolo ainda estiver quente.
Os recheios devem ser acrescentados com a massa crua, e tudo assa junto. O mais clássico é o de nozes e castanhas. Mas, há muitas versões da iguaria, como chocolate branco, essência de menta, doce de leite.
Para alcançar o sabor e cor característicos, o ideal é usar chocolates livres de gordura hidrogenada, com pelo menos 25% de cacau. A escolha do recheio, orienta Carina, deve ser equilibrada com a graduação do chocolate. Chocolates mais amargos combinam com recheios mais doces; chocolates mais suaves, com opções mais neutras, como castanhas.
Na hora de assar, o mais indicado é untar levemente a forma com óleo e revesti-la com papel manteiga. Isso ajuda a dar estrutura ao bolo, e diminui o risco de quebra na hora de desenformar.
O principal acompanhamento é sorvete de creme, assim como o petit gateau. Mas também pode ser servida com calda de chocolate e frutas, ou como a imaginação pedir. Para beber, café, chocolate quente e chimarrão caem bem. E, no dia mais quentes, uma cerveja artesanal também combina.
Curso
No dia 1º de agosto, Carina vai dar um curso de brownies na Univates. A atividades contempla as receitas com sabores de doce de leite, de chocolate com menta, avelã, paçoca e cream cheese. As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de julho de 2019, no Núcleo de Gestão em Educação Continuada, sala 110 do Prédio 1, ou pelo site da universidade.
A duração é de quatro horas-aula, com investimento de R$ 160. O valor inclui o custo dos ingredientes utilizados na elaboração das receitas. Os participantes recebem um avental e apostila com as receitas do curso.
Carina é confeiteira desde 2012 na Arthesanal Doces, instrutora no curso de confeitaria no Instituto Mix em Lajeado e voluntária pela Parceiros Voluntários na Oficina de Culinária da AAPECAN em Lajeado.