O vereador Sérgio Kniphoff (PT) voltou a citar o atual Coordenador do Setor de Agricultura da prefeitura de Lajeado, Carlos Kayser. O parlamentar demonstra preocupação com o fato do prefeito, Marcelo Caumo, ter incluído o servidor na comissão que desenvolve o edital do transporte público, mesmo após ele ter sido denunciado pelo MP no caso das multas de trânsito adulteradas, quando ainda era o coordenador desta área. Agora, o petista o acusa de crime ambiental, em um aparentemente orquestrado entre os Opositores para atacar a popularidade do Executivo.
Kniphoff garante que não há qualquer tipo de “perseguição” ao servidor público – que também é suplente de vereador pelo PP. Segundo ele, trata-se de um trabalho de fiscalização, que é uma das principais prerrogativas dos vereadores. A denúncia feita nessa sexta-feira está relacionada à retirada de dezenas de peixes da espécie Tilápia do lago do Parque dos Dick, e que foram levados até o Rio Taquari. O fato ocorreu em dezembro de 2018, mas foi trazido à tona pelo vereador nessa terça-feira. Para o petista e sua equipe de assessores, amparados em lei federal e denúncias encaminhada às autoridades, trata-se um crime ambiental.
Essa posição é compartilhada com outros ambientalistas. Eles citam o fato da Tilápia ser uma espécie exótica oriunda da África e extremamente “territorialista”, e que poderia facilmente dizimar a população de peixes nativos. Para os especialistas, isso pode acarretar um desequilíbrio ecológico de difícil reversão no Rio Taquari e afluentes. Diante dessas denúncias e críticas, e pelo fato de Kayser seguir prestigiado na prefeitura, Kniphoff provoca. “Quem manda na prefeitura? Quem decide a nomeação?
É o prefeito ou o partido?
Segundo a Polícia Civil, a denúncia desta vez é contra o Executivo, e não especificamente contra o servidor que apareceu coordenando o processo de retirada dos peixes em vídeos e matérias divulgadas. Diante disso, parece claro que a fala de Kniphoff citada no parágrafo anterior é uma estratégia muito bem orquestrada com outras siglas da Oposição, tendo em Kayser o “telhado de vidro” do momento dentro do governo municipal. E talvez isso esteja ligado à pesquisa do MDB, que demonstrou disparidade entre a boa aceitação do Executivo e a baixa popularidade da câmara.
Inovação e vantagens fiscais
Empresários da região e também de fora iniciam um interessante debate de olho no movimento Pro_Move Lajeado. Além da Rota de Inovação – que para muitos poderia muito bem ser ampliada para a margem estrelense do Rio Taquari –, estes empreendedores afirmam que seria fundamental garantir vantagens fiscais para atrair novas empresas para o Vale do Taquari, especialmente àquelas que se instalarem dentro da área delimitada para o futuro corredor de inovação. É um tema sempre complexo. Entretanto, deverá entrar na pauta do grupo de forma mais aguda muito em breve.
Corsan, tucanos e PPP
A vereadora de Lajeado Mariela Portz (PSDB) esteve na sede da Corsan, em Porto Alegre. Na foto, ela está ao lado do Chefe da Presidência, João Batista Pereira, do Diretor de Expansão, Júlio Eloi Hofer, e do lajeadense Alexandre Scheid, funcionário da companhia. Na pauta do encontro, a implantação em Lajeado do modelo de Parcerias Público-Privadas (PPP) para saneamento básico, nos mesmos moldes dos acordos já firmados em Canoas, Alvorada, Viamão, Cachoeirinha, Gravataí, Esteio, Sapucaia do Sul, Guaíba e Eldorado do Sul. É mais uma ação propositiva da tucana. E tem vereador que prefere torcer o nariz ao ver a foto dela aqui em vez de repensar as próprias estratégias.
Recurso para o Pro_Move
Só o vereador Paulo Tóri (PPL) votou contra o projeto de lei que autoriza o município a abastecer com R$ 500 mil o Fundo Municipal da Ciência e Tecnologia (FMCT). O recurso servirá para futuros investimentos em aceleração de novas empresas, com o propósito de criar soluções inovadoras para problemáticas do cotidiano do contribuinte. É um início de trabalho, mas cujos próximos passos devem ser diferentes. O modelo ideal, e isso já foi debatido no Pro_Move Lajeado, é abastecer o fundo com recursos da iniciativa privada ou de investidores. Ao governo, caberá auxiliar na construção de um ecossistema adequado para os negócios.
Goergen na Cacis
O vereador João Braun (PP) articulou a palestra do Deputado Federal Jerônimo Goergen (PP) na sede da Cacis, em Estrela. Relator da MP 881, o parlamentar vai ministrar palestra para empresários na próxima terça-feira, entre 8h30min e 10h30 min, na sede da entidade. Entre os assuntos, os investimentos e análises sobre a provável instalação de cobertura na rua Fernando Abott, no centro da cidade. Isso porque Goergen
Marquinho no Governo
Foi publicada ontem no Diário Oficial do Estado a nomeação do ex-deputado estadual Marquinho Lang (PRB) como o novo Diretor-Presidente da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e de Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (FADERS). Ele assume no lugar de Nereu D´Avilla, ex-presidente do PDT de Porto Alegre, ex-secretário da SMIC e ex-vereador na capital, e que havia sido nomeado em março deste ano para o referido cargo.