Criação de fundo anima segmentos culturais

Lajeado

Criação de fundo anima segmentos culturais

Conferência Extraordinária Municipal de Cultura mobilizou integrantes do setor

Criação de fundo anima segmentos culturais

Representantes da cultura de Lajeado esperam com otimismo o que parece ser uma nova fase para o ramo em nível local. Na segunda e terça, cerca de 70 pessoas envolvidas com esse tipo de atividade se reuniram para conferência extraordinária. A criação de um fundo municipal foi um dos principais pontos abordados.
Segundo a presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Ana Cecília Togni, a Tia Chica, essa foi a primeira vez que a cidade conseguiu promover encontro desse porte.
A partir das demandas trazidas pelos setores culturais presentes, será proposta uma atualização do Plano Municipal de Cultura, que é válido até 2026, e será feito o encaminhamento do Sistema Municipal de Cultura para aprovação na Câmara de Vereadores.
Segundo ela, o grupo propõe nova lei de política cultural, que inclui destinação de recursos para execução de projetos de entidades e pessoas físicas, por meio de fundo específico. O diretor da Secretaria da Cultura de Bento Gonçalves, Cristian Bernich, participou do primeiro dia e explicou como a criação de um fundo impactou de forma positiva no fomento de novas atividades na cidade da Serra.
“A lei de política cultural é muito mais ampla, mas estou otimista. Amanhã (hoje) temos a reunião de avaliação, pois temos um grupo que fez toda essa movimentação”, comenta Tia Chica.
Foram envolvidos os segmentos culturais Etnias e Folclore, Tradicionalismo Gaúcho, Corais Artesanato, Literatura, Biblioteca e Escritores, Música, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Artes Visuais e Audiovisuais, Patrimônio Histórico, Cultural e Natural, Empresas, Produtores, Empreendedores, Agentes e Trabalhadores da Cultura
O segundo dia foi encerrado com uma apresentação da Associação Cultural Vocalize.
 

GESIELE LORDES – gesiele@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais