A bateria é um dos componentes mais importantes de um automóvel. É ela que garante o armazenamento de energia elétrica para ser usada quando o veículo está desligado e também para garantir o funcionamento do veículo durante a condução.
Todo automóvel possui uma bateria. Todos os veículos que possuem um motor a combustão e mesmo os elétricos. Mas, se tratando da bateria comum, que vem junto com o veículo, algumas dúvidas são recorrentes:
Quanto tempo dura?
Uma bateria de carro dura em média entre 3 e 4 anos. Isso dependerá de como ela será utilizada durante sua permanência no veículo. Geralmente, os fabricantes dão garantia que varia de um a três anos, e também existem aqueles que procuram recuperar a bateria ruim para mantê-la por mais tempo. “Depende da marca, as melhores duram de 3 a 5 anos, as mais baratas na faixa de um ano a dois anos e meio”, comenta Paulo Klein, da LK Baterias, com mais de 40 anos de experiência no ramo.
Como funciona?
A bateria é um dos componentes mais importantes do veículo e tem tamanhos variados, dependendo da amperagem e tipo de veículo que ela irá servir. No primeiro caso, a amperagem varia de 45 a 100 amperes, mas ainda existem baterias mais fracas, de apenas 35 ou 36 amperes. A voltagem é sempre a mesma: 12V. Ela é suficiente para um automóvel de passeio ou utilitário. No caso de veículos comerciais a diesel de porte grande, como caminhões e ônibus, a carga é de 24V.
A bateria de carro tem carga suficiente para girar o motor durante a ignição e ligar todos os componentes elétricos e eletrônicos do veículo. Alguns itens importantes de um carro, porém, não dependem da bateria diretamente para seu funcionamento, como é o caso de direção hidráulica e ar condicionado.
A energia das baterias vem de suas células de chumbo ácido, que recebem uma carga na fábrica e esta é reposta sempre que o motor funciona, através do alternador, que é acionado mecanicamente através de correia. O alternador pega o movimento do motor funcionando e o transforma em energia elétrica, sendo uma parte enviada para a bateria, outra para mantê-lo operando e o restante para o sistema elétrico do automóvel.
Como prolongar a vida útil?
A vida útil varia de acordo com a utilização do carro. Se o mesmo roda muito em determinados trechos, isso diminui sua vida. A quantidade de aparelhos elétricos usados constantemente no carro também influencia, assim como o número de partidas e a temperatura média do ambiente onde o carro circula.
Além disso, remover a bateria várias vezes também reduz sua vida, bem como sua recarga em carregador externo ou a chamada “ponte” em outros veículos ou no próprio, caso a carga esteja baixa. “Revisar o motor de partida, o alternador, não deixar os faróis ligados após o desligamento do carro ou a porta aberta. São medidas que prolongam a vida útil da bateria”, comenta Klein.