A Chevrolet S10 é atualmente uma das picapes médias mais vendidas no mercado brasileiro. Presente em nosso país faz mais de 20 anos, o modelo se destaca pela sua robustez e, na nova geração, pela boa dose de tecnologia e também pelos motores potentes.
A linha atual da S10 pode ser encontrada nas versões de acabamento Advantage, LT, LTZ e High Country, além do modelo especial Midnight. Há motores 2.5 Flex ou 2.8 Diesel, câmbio manual ou automático e tração 4×2 ou 4×4.
Detalhes
A Chevrolet S10 da atual linha mantém o visual atualizado, mas agora com a mudança na nomenclatura existente na carroceria. Nas portas dianteiras, a designação do produto também foi fixada. O nome do modelo agora está estampado no lado esquerdo da caçamba, e a versão fica do lado direito.
As rodas de liga leve aro 18 com pneus 265/60 R18 tem bom aspecto visual. A versão LTZ tem faróis duplos com LEDs diurnos, grade com barra em preto brilhante e detalhes cromados, faróis de neblina e sensor de estacionamento dianteiro.
As maçanetas são cromadas, assim como detalhes das barras longitudinais no teto. As laterais da Chevrolet S10 LTZ 2.5 Flex AT6 apresentam retrovisores com capa cromada e repetidores de direção. O estribo lateral compõe o visual, sendo bastante útil no dia a dia.
O para-choque tem detalhes laterais cromados, degrau central e sensor de estacionamento traseiro. A caçamba vem ainda com santantônio personalizado e cromado, capota marítima e ganchos móveis para amarração de carga, além do revestimento em plástico para proteção. Nas laterais da caçamba, a versão 4×4 ganha identificação exclusiva. A tampa incorpora a câmera de ré e tem maçaneta cromada com fechadura independente.
A versão LTZ apresenta conteúdo similar ao da versão diesel. O ambiente revitalizado com o último facelift deixou a Chevrolet S10 com um bom aspecto em termos de acabamento e visual, especialmente com difusores de ar verticais e revestimento cinza na parte central. Outra novidade é a partida remota pela chave canivete, até então exclusiva da versão diesel, mantendo o veículo trancado e com funções desabilitadas, incluindo a direção.
Destaque para os sistemas de alerta de colisão e aviso de invasão de faixa, acionados no volante e console, respectivamente. O volante em couro tem aspecto robusto e funções de mídia e telefonia, bem como piloto automático e o alerta de colisão. Ele também avisa sobre a ativação do alerta de colisão, ajustável em três níveis.
O quadro de instrumentos é bem espaçado e tem boa visibilidade, assim como um computador de bordo completo, que inclui tensão da bateria, pressão do óleo e pressão dos pneus. As saídas de ar do painel tem acabamento prateado, ao passo que a multimídia MyLink 2 vem com tudo incluído: Android Auto, Car Play, OnStar, GPS em 3D, comandos de voz, câmera de ré, entre outros.
O painel também apresenta as teclas do aviso de invasão de faixa, ajuste do controle de descida, luz de pisca alerta, desligamento do controle de tração e do sensor de estacionamento. As entradas USB e auxiliar ficam sob o apoio de braço central. A S10 tem vários porta-copos entre os bancos e nas portas. O seletor de tração 4×2, 4×4 e 4×4 com reduzida fica próximo.
Os bancos da S10 tem acabamento na tonalidade cinza, e o motorista conta até mesmo com ajustes elétricos. O banco traseiro tem cinto de três pontos em todas as posições. As portas tem um bom acabamento, com detalhes da marca Chevrolet em um material metalizado na parte mais alta.
Os vidros tem subida e descida em um toque tanto na frente quanto atrás. As maçanetas são cromadas. O revestimento central é macio e também em cinza. Os espelhos têm ajuste próximo dos vidros, o que é bom.
A Chevrolet S10 2019 também tem retrovisor interno eletrocrômico com sistema OnStar, faróis com acendimento automático, limpadores de para-brisa com sensor de chuva, luzes de leitura internas, coluna de direção ajustável em altura, porta-luvas com espaço razoável e encaixes para porta-copos no painel.
Motor e desempenho
Nas versões flex, a S10 é equipada com motor Ecotec SIDI Flex com injeção direta de combustível, 197 cavalos de potência com gasolina e 206 cv com etanol. Forte, tem 26,3 kgfm de torque na gasolina e 27,3 kgfm no etanol. O câmbio pode ser manual ou automático.
O outro motor disponível é o Duramax 2.8 CDTI que entrega 200 cv e 51 kgfm no automático ou 44,9 kgfm no manual, também com seis marchas. Agora dispõe de bicos injetores e cárter com isoladores, assim como cobertura metálica sobre a correia do comando de válvulas.
As boas respostas do motor e do câmbio às alterações de velocidade e condições da pista são bem perceptíveis. Logo na saída nota-se a suavidade nas trocas de marchas, que ocorrem sem grandes oscilações. Com pisos diversos, a S10 mantém o mesmo comportamento, absorvendo bem as irregularidades e apresentando boa estabilidade.
Os freios são suficientes para a proposta da picape. Já a suspensão foi levemente recalibrada para oferecer mais conforto ao dirigir. A direção elétrica é leve e tem boa resposta. O conjunto absorve boa parte das irregularidades.