Um avanço importante no processo de transformação de Lajeado em uma “cidade inteligente” foi conquistado ontem à tarde. Após algumas semanas em análise, os vereadores aprovaram a instituição de um fundo de suporte financeiro para viabilizar o surgimento de iniciativas empreendedoras com base na criatividade e na inovação.
Líderes de vários setores seguem mobilizados em criar as condições necessárias para a cidade mais populosa do Vale se consolide como um polo de tecnologia e negócios arrojados. O movimento vislumbra a possibilidade de alcançar prosperidade e qualidade de vida à comunidade local, ao conectar a cidade ao que há de mais moderno no mundo e prepará-la ao futuro.
A etapa vencida ontem talvez seja a mais relevante ainda neste processo inicial do Pro_Move. O aporte de R$ 500 mil do governo para facilitar novos empreendimentos é a primeira materialização do projeto. Por meio de edital, as melhores propostas serão contempladas com recursos que poderão ajudar na transformação de sonhos em realidade.
A principal cidade do Vale já é um dos polos de inovação no Estado e ostenta, segundo pesquisas nacionais, uma posição de destaque no quesito qualidade de vida. Contudo, a velocidade em que as mudanças acontecem não permite tempo para estagnação. Por isso, é louvável e merece o reconhecimento da sociedade a articulação entre os diversos agentes de transformação que estão à frente da estratégia.
É promissora a aposta no modelo “tríplice hélice”, que envolve poder público, iniciativa privada e academia. Nas mais variadas áreas, a antiga lógica de esperar apenas pelos governos está ultrapassada. Por meio de uma aliança entre os diversos setores sociais – com a participação do Estado também –, é possível incidir de forma mais ágil e assertiva sobre a vida em sociedade.
À medida que o projeto amadurece, cresce a expectativa sobre quais serão os seus resultados, a curto, médio e longo prazo. Como já mencionado em diversas ocasiões por seus mentores, o êxito da estratégia depende da manutenção do seu desprendimento em relação a grupos políticos. A preparação de Lajeado ao futuro exige um esforço apartidário, com interesses genuinamente coletivos.
Editorial
Passo ao futuro
Um avanço importante no processo de transformação de Lajeado em uma “cidade inteligente” foi conquistado ontem à tarde. Após algumas semanas em análise, os vereadores aprovaram a instituição de um fundo de suporte financeiro para viabilizar o surgimento de iniciativas…