Novas versões chegam às concessionárias

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Novas versões chegam às concessionárias

Modelos mais vendidos do país recebem atualizações no segundo semestre

Novas versões chegam às concessionárias

Metade do ano já se foi. O mercado automotivo guarda para o segundo semestre as maiores novidades. De agora até o fim de 2019, serão raras as semanas em que nenhum carro será lançado no Brasil. As montadoras investem tudo nas estreias para reconquistar os consumidores, que andam temerosos e evitam empregar seu dinheiro na compra de um modelo 0 km.
Houve aumento de 10,8% na comercialização de veículos leves no primeiro semestre deste ano, mas o resultado não é tão bom quanto parece. Os emplacamentos no varejo cresceram apenas 1,7% na comparação com o mesmo período de 2018, de acordo com a Fenabrave.
A alta se deve às vendas diretas, modalidade que tem nas locadoras e nos donos de grandes frotas os principais compradores. É um negócio necessário para manter as fábricas ativas, mas menos rentável.
O lucro de verdade está nos clientes comuns, e as marcas irão atrás deles com suas estreias. Os compactos puxam a fila de lançamentos. Renault Logan e Sandero chegam às lojas em agosto redesenhados e com mais equipamentos. Depois virão o novo Chevrolet Onix (sedã e hatch) e a família 2020 do Hyundai HB20.
Outro modelo deve estrear em outubro: o sedã médio Toyota Corolla, que vai ganhar uma inédita versão híbrida flex capaz de rodar com etanol, gasolina ou eletricidade. Quatro outros veículos passam por mudanças discretas na linha 2020 para tentar reavivar o interesse do público: a picape Fiat Toro, o Hyundai Creta e as duas opções do Chevrolet Cruze (hatch e sedã). Todos estão a caminho das concessionárias.
Juntas, as versões atuais desse quarteto tiveram 352 mil unidades emplacadas no primeiro semestre de 2019, ainda segundo a Fenabrave. O número equivale a 28% do total de veículos leves vendidos entre janeiro e junho.
As montadoras terão muito trabalho para convencer seus possíveis clientes que estão cada vez mais exigentes. Para o comprador, os carros novos precisarão oferecer mais itens de segurança e conforto, gastar menos combustível, ser visualmente interessantes e não ter aumento de preços.

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