No início da manhã, a polícia divulgou o nome das mulheres mortas durante ação na cidade de Cristal, no acesso a Amaral Ferrador. São Aline Schmidt Pirola, 25, e de Daniela Weisemann, 35. Elas moravam em Lajeado e estavam em um dos automóveis atingidos por disparos efetuados por policiais.
No veículo também estavam duas crianças. Uma menina de 2 anos e um menino de 4. A menina teve um ferimento na testa e está sob custódia do Conselho Tutelar. Já o menino, foi atingido por três tiros. Um deles na cabeça. A criança foi internada em estado grave e levada para um hospital de Porto Alegre.
O fato aconteceu por volta das 23h30min de ontem, na ERS-354. Os agentes haviam feito uma barreira para abordar veículos. A suspeita é que haveria uma tentativa de ajudar na fuga de criminosos que teriam assaltado um banco em Dom Feliciano no dia 6 deste mês. Durante a ação, quatro veículos passavam pelo trecho. Os dois primeiros fugiram e ficaram para trás um Honda Civic e um Celta.
Homem sob custódia
Informações preliminares dão conta que o Civic era conduzido por Marcos Luis Berghann, 34. Ele tinha antecedentes criminais, entre estes uma condenação por homicídio. Conforme a polícia, ele estava em prisão domiciliar.
Ele deixou o hospital na manhã de ontem e foi encaminhado para Porto Alegre. Conforme a polícia, ele é um dos envolvidos no ataque a agência bancária em Dom Feliciano. Ele seria companheiro de Daniela Weisemann e pai do menino baleado.
Nota da Polícia Federal
A Polícia Federal informa que, no fim da noite dessa terça-feira (16/07), policiais entraram em confronto com criminosos que tinham por objetivo o resgate dos responsáveis pelo ataque a banco ocorrido no dia 6 de julho, em Dom Feliciano.
Policias federais do GPI (Grupo de Pronta Intervenção), após receberem informações da possibilidade de resgate, montaram barreiras na rodovia no município de Cristal. Dois veículos furaram a primeira barreira e, na segunda abordagem, houve confronto com troca de tiros. Duas mulheres morreram, um homem, condenado por homicídio e que estava em prisão domiciliar, e seu filho, ficaram feridos. Foi encontrado e apreendido armamento em um dos veículos.
A Polícia Federal investigava o envolvimento do grupo criminoso por assaltos à Caixa Econômica Federal e a outros bancos. No dia 6 de julho, policiais federais e militares entraram em confronto com os criminosos que atacaram uma agência bancária em Dom Feliciano, com utilização de explosivos. Na oportunidade, a investigação da PF indicava que o assalto ocorreria na região. Desde então, policiais federais e militares estão na busca pelos criminosos.
Quem são as vítimas
- Aline Schmidt Pirola, 25. Atuava como estagiária em uma escola de Educação Infantil de Lajeado desde outubro de 2018;
- Daniela Weisemann, 35, mãe do menino atingido por três tiros. Atuava como micro empreendedora individual. Informações preliminares dão conta que ela tinha uma loja de roupas no bairro Santo Antônio.