A manhã fria e chuvosa de domingo não impediu a realização da 13ª Rústica de Inverno de Estrela. Cerca de 700 atletas, de 42 cidades, participaram das provas de corridas infantis, adulto e a caminhada.
André Marques Ferreir, 48, veio de Porto Alegre. Trouxe junto o filho, de apenas quatro anos, e a esposa. Aqui ele encontrou com outro filho de 28 anos e a neta de 8 anos. Com exceção da esposa, todos participaram em uma das categorias. “Uma excelente ideia para a gente se encontrar e se divertir juntos”, destacou Ferreira.
Rosângela dos Santos, 44, de Caxias do Sul, veio participar sozinha, mas isso não a intimidou. “É a primeira vez que venho correr aqui. Parece que é tudo muito organizado. Acho que será muito divertido”, comentou ela. Após a prova, confessou. “Adorei, vou voltar no ano que vem.”
A primeira largada foi da categoria infantil – 2 km. Em seguida ocorreu a largada da categoria Iniciantes, a novidade da atual edição. A prova foi focada para crianças até 8 anos e apenas 300 metros de distância. A corrida contou com a participação de alguns pais, fosse no aquecimento antes da largada, correndo ao lado em incentivo, ou junto, de mãos dadas. Os amigos de colégio, Murilo Strassburger, 3, e Pedro Bergmann, 4, contaram com esse reforço e completaram a prova, para orgulho de todos.
Em seguida ocorreu a largada coletiva das corridas do adulto (5 km e 10 km) e caminhada (3 km e 5 km). Centenas de pessoas, nas mais diversas idades, partiram para seus desafios pessoais. A chegada, controlada por chips que legitimaram tempo e posição final, foi gradual para todas as distâncias e modalidades.
Ao cruzarem a linha de chegada, na emoção pela meta alcançada, cada um comemorou do seu jeito. Nas mãos, frutas e água para a recomposição das energias. No peito, no mínimo, a medalha pela participação, que todos receberam. Rubens José dos Santos, que ainda receberia troféu por ser o mais idoso da corrida, se mostrava muito feliz por completar a prova, aos 84 anos, ainda com fôlego. “Tenho gás para muitas outras”, disse o senhor de Tramandaí.
Maria Bispo Rodrigues, figura tradicional da prova, foi outra que recebeu muitos aplausos ao, quase duas horas depois da largada, ser a última a cruzar a linha de chegada dos 10km, e aos 75 anos ser novamente a mais idosa a completar a corrida.