Amam completa 49 anos e prepara confraternização

Arroio do Meio

Amam completa 49 anos e prepara confraternização

Entidade comemora aniversário nesta quinta. Atividade beneficente já vendeu todos os cartões

Amam completa 49 anos e prepara confraternização

Inexistência de creches e dificuldades de pais em conciliar trabalho com o cuidado dos filhos motivaram a criação de uma entidade voltada à ocupação dos jovens no turno oposto da aula. A Associação de Menores de Arroio do Meio (Amam) surgiu em 18 de julho de 1970 e se tornou referência regional no cuidado de crianças e adolescentes.
Na manhã desta quinta-feira, 18, a associação celebra os 49 anos com confraternização entre os parceiros e divulgação de vídeo comemorativo. Cerca de 20 pessoas devem participar do evento, onde será lançada a proposta do cinquentenário da instituição.
Outra atividade será a distribuição de mais de 330 chás comercializados durante o mês. “Conseguimos vender todos os cartões muito antes da data, o que mostra a importância da associação para o município. Toda a arrecadação será revertida em atividades para as crianças”, complementa a diretora Ingrid Venter Soares.
Outras ações comemorativas ao aniversário estão programadas pela Amam nos próximos meses: a 2ª edição do galeto solidário em 24 de agosto e o 3° Encontro dos Amigos do Futebol nos dias 4 e 5 de outubro.

Ajuda comunitária

Localizada no bairro Navegantes, a Amam atende 88 estudantes de 6 a 14 anos com atividades no turno oposto à escola. Outros 20 menores de 1 a 17 anos vivem no abrigo. Com cerca de 20 funcionários, entidade é mantida com recursos da administração municipal de Arroio do Meio e parceiros voluntários.
“Hoje temos muitas pessoas que auxiliam a Amam pois conhecem os bons projetos feitos aqui”, destaca a presidente Leda Poletto. Neste mês, a instituição foi beneficiada com a doação de uma geladeira feita por três empresas. Também recebeu R$ 5 mil do Sicredi por meio do projeto “Juntos Construímos Comunidades Maiores.
Em outubro do ano passado, a entidade conseguiu novamente a certificação de filantropia após oito anos. Com isso, garantiu a possibilidade de conseguir recursos junto ao governo federal e redução nos encargos sociais, trabalhistas e impostos.

Formação de futuros trabalhadores

A função da Amam foi se transformando durante as décadas, destaca a diretora. Conforme Ingrid, em um primeiro momento, a entidade tinha como intuito tirar crianças da rua e fornecer alimentação para jovens em situação de carência.
Hoje, o papel da entidade é oferecer atividades como o reforço escolar, educação artística, bordado, pintura e projeto de atividades físicas. “Pensamos no desenvolvimento integral da nossa criança. Pensamos neles como futuros trabalhadores e integrantes da sociedade”, esclarece a diretora.
Para Leda, a entidade de Arroio do Meio é referência regional. Conforme ela, entidades semelhantes no estado visitaram o município para se espelhar nos projetos da Amam.
 

FÁBIO KUHN – fabiokuhn@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais