Previna doenças infecciosas da estação

Saúde

Previna doenças infecciosas da estação

Apesar da ocorrência de casos durante todo o ano, nesse período, casos de meningite bacteriana são mais frequentes

Previna doenças infecciosas da estação

Com a chegada do inverno e das baixas temperaturas, algumas doenças como gripe, viroses, outras infecções, como as meningites bacterianas, podem aparecer. E, para evitar o contágio, é preciso ficar atento e se prevenir.
Segundo o infectologista e gerente médico de vacinas Jessé Alves, a estação facilita a disseminação de vírus e bactérias.
“Durante os dias mais frios, as pessoas ficam mais tempo em ambientes fechados e, com isso, o ar não circula e não se renova, favorecendo assim a transmissão de diversos tipos de doenças”, afirma. Todo esse cenário facilita a propagação de quadros infecciosos. Em idosos e crianças, os cuidados e prevenção devem ser ainda maiores, já que são mais suscetíveis.
Além de resfriados, gripes e outras doenças respiratórias, a ocorrência da meningite bacteriana também é mais comum no inverno. “A doença é muito grave, podendo causar sequelas e até mesmo levar a óbito”, alerta o médico.
A meningite meningocócica é uma infecção bacteriana das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. No Brasil, a doença meningocócica leva cerca de 20% dos pacientes a óbito, geralmente, dentro de 24 a 48 horas após o início dos sintomas.
Dados do Ministério da Saúde mostram que, em 2018, foram registrados mais de 1,1 mil casos de doença no Brasil, sendo que as regiões Sudeste (597 casos) e Sul (227 casos) apresentaram os maiores números de casos notificados. A vacinação é uma das melhores formas de prevenção, seguida de evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados e limpos. “É importante lembrar que a vacinação é um recurso importante para a prevenção, não só da meningite meningocócica, mas de outras doenças infecciosas também em crianças, adolescentes e adultos”, aconselha o infectologista.

Acompanhe
nossas
redes sociais