O setor sorveteiro gaúcho é considerado referência nacional. Entretanto, assim como outras áreas, enfrenta os efeitos da crise econômica. Por isso, a Jornada do Sorvete, que chegou à 20ª edição neste ano, surge como uma oportunidade para empresas do ramo buscarem formas de qualificar a produção e atender às exigências do consumidor.
Proprietário de uma sorveteria há 14 anos em Teutônia, Derli Kerber acredita ser importante participar de eventos como a jornada, pois o segmento está em constante transformação. “Os sorvetes estão ficando cada vez mais gostosos. E nós temos que seguir essa tendência, que é trabalhar para ter um produto ainda melhor”, explica.
Os debates também são elogiados por Kerber, que sempre participa da jornada. “São palestrantes de primeira linha, que trazem respostas aos anseios dos sorveteiros”, cita. Opinião compartilhada por Gilberto Petri, proprietário de uma sorveteria em Santo Ângelo. “Sempre procuro conhecer novas tendências, buscar novos equipamentos e receitas para qualificar nosso produto”, comenta.
A programação do evento iniciou ontem pela manhã, com palestras que abordaram as perspectivas econômicas do setor, a prospecção de mercado em um mundo novo e a construção de marcas fortes. À tarde, teve início a visitação aos expositores e fornecedores, oriundos de diversos cantos do Rio Grande do Sul e também de outros estados. O encerramento será hoje à noite.
Exigências do consumidor
Presidente da Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis e Afins (Agagel) – organizadora do evento –, Vanderlei Paulo Bonfante diz que a crise econômica do país afeta o setor, mas que outros mercados conseguem se desenvolver.
“No evento que fui em São Paulo, vi muita gente crescendo e pensei: O que estamos fazendo errado? Precisamos inovar, mudar, buscar novas estratégias”, avalia Bonfante. Uma das formas de buscar a excelência que a Agagel encontra é promover capacitações aos associados.
“Realizamos três, quatro vezes por ano cursos técnicos trazendo profissionais de primeira linha, pois o cliente está cada vez mais exigente. Por isso nos questionamos o que realmente vende: o produto ou a imagem? Falta as indústrias mostrarem mais o que tem dentro dos produtos”, diz.
Benefícios
Circulando pelo Weiand Hotel, local do evento, os visitantes puderam conferir desde inovações tecnológicas até insumos para sorvetes. Também havia espaço para mostras de produtos. Um deles, que vem ganhando espaço nos últimos anos, é o açaí.
“É um produto mais natural do que o sorvete e que traz benefícios para a saúde, o que faz aumentar o consumo”, comenta o empresário Roger Vieira, de Gravataí. Sua empresa é uma das pioneiras no estado em trabalhar com o produto.
MATEUS SOUZA – mateus@jornalahora.inf.br