Comando regional pede que novos brigadianos fiquem no Vale

E depois da formatura?

Comando regional pede que novos brigadianos fiquem no Vale

Dois mil novos soldados se formam em 3 de agosto, sendo 86 em Lajeado. Eles serão redistribuídos pelo território gaúcho

Comando regional pede que novos brigadianos fiquem no Vale

Nos últimos meses, a população do Vale do Taquari se acostumou a ver mais brigadianos em atuação nas ruas. Em abril, os 86 alunos soldados, que estão na fase final do curso de formação, foram integrados à segurança pública da região, em estágio supervisionado.
O reforço do policiamento gera uma maior sensação de segurança a quem transita pelas ruas, mas traz também um questionamento: até quando estes policiais permanecerão?
Esta é também a questão que mobiliza o comandante regional da Brigada Militar, tenente coronel Luis Marcelo Gonçalves Maya. Ele busca junto ao comando da corporação a permanência dos alunos e a vinda de ainda mais policiais.
“Fiz um pedido para ficarem todos na região. E outro pedido para um reforço de outros trinta. Estamos aguardando o que a Secretaria de Segurança Pública vai definir”, afirma.

Desde abril, os alunos atuam nas ruas, em estágio supervisionado

Desde abril, os alunos atuam nas ruas, em estágio supervisionado


Duas ou três vezes por semana, Maya faz contato com Porto Alegre para acompanhar o andamento dos pedidos.
O destino dos dois mil soldados ainda não está definido. Eles serão distribuídos entre os 16 comandos regionais, comando ambiental, comando rodoviário e Comando de Organizações policiais militares especiais, que é responsável, entre outras atividades, pela guarda do presídio militar.
A decisão leva em conta o efetivo, os índices de criminalidade e as metas da corporação para cada região. No Vale do Taquari, o déficit de servidores é de mais de 50%, semelhante à média estadual.
Após a definição, os dois mil formandos serão chamados a Porto Alegre onde, de acordo com a classificação final, escolhem onde irão atuar.
06_AHORA

Conhecimentos à prova

Ontem, o dia foi de trabalho intenso em sala de aula. Ao longo da manhã de hoje, todos alunos em treinamento no estado prestam a prova final. Este é o último ato pedagógico da formação. A avaliação interfere na classificação final dos alunos, que leva em conta ainda a nota no concurso e o desempenho na formação.

Reta final

Nas próximas duas semanas, os alunos participam de atividades de integração, com competições esportivas. Nos últimos dias, a turma faz a desmontagem do “batalhão” e a devolução dos móveis, cedidos por entidades da região.
A formatura dos novos soldados será no dia 3 de agosto, às 16h, no campo do Ceat. A cerimônia terá presença de autoridades estaduais.
Em novembro do ano passado, 90 alunos foram recebidos em Lajeado para um treinamento de oito meses. Desde então, eles passam por treinamento diários, das 7h às 19h, na sede da Comunidade Evangélica, no antigo prédio do Ceat. Ao longo do processo, três alunos desistiram e um foi reprovado.
O curso inclui 52 disciplinas, entre aulas teóricas de Direito, práticas de tiro, direção e simulação de abordagem, treinamentos físicos, entre outras. Os alunos que se formam no próximo mês foram aprovados no concurso de dezembro de 2017.
 

MATHEUS CHAPARINI – matheus@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais