Univates quer substituir copos e canudos plásticos até agosto

Universitário

Univates quer substituir copos e canudos plásticos até agosto

Estratégia busca reduzir consumo de materiais prejudiciais ao meio ambiente dentro do campus

Univates quer substituir copos e canudos plásticos até agosto

Até o fim de agosto, a Univates quer substituir copos, canudos e mexedores plásticos por materiais com menos impacto ambiental. A iniciativa atinge setores administrativos da instituição, além de bares e restaurantes do campus. A medida busca, além de reduzir o consumo de plástico, incentivar a adoção de práticas sustentáveis.
Os locais utilizarão ainda o que possuem de estoque e, a partir de agosto, em todo o campus, haverá apenas copos e canudos de papel e mexedores de madeira. Como são biodegradáveis, esses materiais devem ser descartados como resíduos úmidos nas lixeiras com saco preto. A decomposição dos copos de papel ocorre em média em 90 dias, sendo classificados como produtos sustentáveis.
Com a determinação, os estabelecimentos da instituição foram estimulados a pensar em incentivos para quem levar o próprio recipiente, concedendo descontos ou pontos para as próximas compras no local.
Segundo o gerente de Engenharia e Manutenção da Univates, Robledo Müller, alguns produtos como saladas de frutas, por exemplo, ainda não conseguirão utilizar o papel como material para o recipiente, tendo que ser estudado um novo método para a substituição do plástico.

A iniciativa

Müller explica que o projeto dá continuidade a ações sustentáveis que já são colocadas em prática no campus. Entre elas, gerador de energia fotovoltaica, bicicletas compartilhadas, utilização de energias renováveis ou o compartilhamento de guarda-chuvas.
Faz alguns anos que a instituição percebeu um consumo excessivo de copos plásticos. Por ano, eram consumidos 500 mil copos. A partir disso, houve cobranças internas e a conscientização com campanhas como “Eu Colaboro”, quando foram espalhados cartazes nos pontos de café para incentivar a adoção do uso de xícaras. No fim de 2018, o público interno da Univates também ganhou um copo de cerâmica personalizado. A redução dos resíduos plásticos foi considerável a cada ano, até que a Univates chegou a um consumo adequado e conseguiu iniciar o projeto para substituição do material, conta Müller.
“Esse copo e o mexedor de papel são mais caros, mas se compararmos ao que utilizávamos em 2014, hoje temos um consumo responsável. Os canudos já vamos excluir”, afirma Müller.

Complexo de Resíduos

Recentemente na Univates, foi inaugurado o Complexo de Resíduos, vinculado ao setor de engenharia da universidade. O principal objetivo, além de recolher os resíduos da instituição e arredores para o destino correto, é identificar a origem do lixo e desenvolver ações preventivas para reduzir a produção do material.
 

BIBIANA FALEIRO – bibiana@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais