Uma ferrovia aprumada

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Uma ferrovia aprumada

Aos poucos os municípios começam a perceber o potencial turístico da nossa Ferrovia do Trigo. Nesta semana, e pensando nos passeios agendados para agosto e setembro próximo, a administração de Muçum iniciou a reforma parcial da Estação Ferroviária, abandonada faz décadas. No local, estão previstos serviços de pintura, instalação de banheiros, colocação de vidros, portas e janelas, entre outros reparos. É a iniciativa privada e a sociedade civil forçando o poder público a agir!]
2019_07_11_RODRIGO MARTINI_COLUNA MARTINI_foto principal
O projeto Trem dos Vales é promissor e tem tudo para ter continuidade e se tornar referência mundial na área do “turismo ferroviário”. Nunca é demais lembrar que tal passeio engloba, entre outros atrativos, um dos maiores viadutos ferroviários do mundo: o V-13. Mas nunca é tarde para falar sobre a necessidade dos municípios investirem para melhor receber os quase cinco mil turistas previstos para esses passeios já agendados.
A administração municipal de Muçum “tardou, mas não falhou”. Além das melhorias já citadas, faz algumas semanas o governo também iniciou serviços no entorno da estação. Entre esses, melhorias dos acessos e elaboração do estacionamento para recepção de veículos. É um passo e tanto para consolidar a cidade como um ponto turístico economicamente sustentável no Estado, desde que a manutenção seja permanente.
Ainda há muito a fazer. Outras cidades também precisam acordar para o turismo e reformar suas estações ferroviárias. E se possível, seguir o exemplo de Colinas. Por lá, a Casa do Artesão assumiu o controle da estrutura e hoje mantém a oferta de produtos coloniais e artesanato. Mesmo sem trem ou passageiros, é possível degustar um Café Colonial a cada segundo domingo do mês. Pães, cucas, roscas, bolos e tortas estão à disposição de quem prestigiar o local. E o preço está bem em conta. Em suma, é o turismo sustentável se aprumando no Vale.

Projeto Estrela Polar

A Secretaria de Cultura e Turismo de Estrela recebe até o dia 22 as inscrições de projetos culturais que buscam recursos para projetos. Serão R$ 142,8 mil para as áreas de Apoio à Circulação; Varal Poético; Teatro nas Escolas; Teatro montagem e circulação; Movimentos Culturais Populares; e Apoio a Mostras e Festivais de Música. É preciso aplaudir essa iniciativa muito interessante que foi aprovada pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Governo do Estado. Só o que chama a atenção é o nome: Projeto Estrela Polar. É no mínimo desconexo diante da ânsia do Executivo para destruir parte do patrimônio cultural da Cervejaria Polar.

SOS Bombeiros

2019 07 11 DIVULGAÇÃO_COLUNA MARTINI_bombeiros (1)
A câmara de Encantado aprovou por unanimidade o projeto de lei que autoriza a renovação do convênio para auxiliar, com R$ 176 mil, na manutenção das atividades do Corpo de Bombeiros Misto da cidade. A corporação é coordenada pela Associação Mantenedora do Corpo de Bombeiros da Região Alta do Vale do Taquari (Ambravat). Antes disso, houve diversas reuniões com os prefeitos representantes dos municípios – Coqueiro Baixo, Nova Bréscia, Muçum, Roca Sales, Doutor Ricardo e Relvado – para pleitear a permanência dos bombeiros civis.
Multas e testemunhas
Irmão do prefeito de Lajeado,  Rafael Caumo é o advogado do ex-coordenador de Trânsito de Lajeado, Carlos Kayser, denunciado pelo MP por adulterar datas de infrações de trânsito. Na sessão de terça-feira, o vereador Sérgio Kniphoff (PT) afirmou que esse fato pode “intimidar” testemunhas que trabalham na prefeitura. Rafael rechaça. “A relação profissional cliente-advogado é de confiança e preexistente, independente de quem ocupa a cadeira de prefeito. Tratam-se de acusações sérias, porém levianas e sem qualquer embasamento, tentando o nobre vereador, ao que tudo indica, equivocadamente condicionar o processo, máxima da velha política. Ademais, as testemunhas arroladas pelo MP, são servidores públicos concursados e estáveis, livres de qualquer suposta intimidação.”

Centro de Empresas

Ontem pela manhã, o Secretário da Indústria e Comércio e Turismo de Teutônia, Sidnei Eckert, o subsecretário, Mateus Muhl, e o Vice-Presidente da Indústria da CIC, Aírton Kist, visitaram o empresário Ingo Schwinn, da Paquetá Empreendimentos Imobiliários, em Sapiranga. Conversaram sobre o prédio de cinco mil metros quadrados da Paquetá em Teutônia, hoje desocupado. A ideia é proporcionar um local para que mais negócios possam ser fomentados naquele espaço. Algo como um “Centro de Empresas”. Até o fim de agosto a conversa deverá ser retomada, e a Paquetá deve apresentar um projeto para a utilização do pavilhão.

Mariela no Governo Estadual

2019 07 11 DIVULGAÇÃO_COLUNA MARTINI_Mariela Portz
A vereadora de Lajeado Mariela Portz (PSDB) não vai concorrer à reeleição em 2020, e, diante disso, quer assumir um cargo no governo do Estado tão logo termine seu mandato na câmara. Na foto, ela está com o Comandante-Geral da BM, Mario Ikeda, durante visita ao gabinete do vice-governador, Ranolfo Vieira Jr, realizada na semana passada. A tucana também tem um “leve” desejo de concorrer como vice-prefeita em uma possível dobradinha com Marcelo Caumo. Mas, como todos já sabem, o PP quer manter Gláucia Schumacher. Certo?

Cuidado com as listas!

A câmara de Estrela aprovou projeto que torna obrigatória a publicação no site do município da lista de espera das matrículas nas escolas infantis, “por número de protocolo”. A medida sugerida pelo vereador João Braun (PP) é válida e passa a valer em janeiro de 2020. Mas requer cuidados. Em Lajeado, a mesma medida foi aprovada. Porém, e diferente do que estava previsto na legislação, o município divulgou o nome dos pais, gerando dor de cabeça aos próprios e à administração municipal.
 
 
04_AHORA7
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Acompanhe
nossas
redes sociais