Município estuda implantação de viaduto por baixo de trilhos

Teutônia

Município estuda implantação de viaduto por baixo de trilhos

Com autorização do DNIT, governo prepara projeto de estrutura sob a linha férrea que cruza a cidade

Município estuda implantação de viaduto por baixo de trilhos

Ronaldo Castro mora no ponto em que a rua 31 de março encontra a linha férrea que corta o bairro Canabarro em duas partes. Todos os dias, vê pedestres se arriscarem na travessia sobre os trilhos. Ele calcula que passem pelo local quatro ou cinco trens por dia.
“É bastante comum o pessoal usar o trilho. A iniciativa é positiva pela segurança e pelo tempo”, define. Ele estima que a ida de carro ate o Centro Administrativo demore cerca de cinco minutos de carro. Com uma via paralela, o tempo deverá reduzido para menos da metade.
Porém, o foco da intervenção está na segurança. “Será mais uma obra que, se autorizada, irá ao encontro da nossa proposta de investir nas pessoas, pois estaremos oferecendo uma via alternativa e segura à nossa população”, defende o prefeito Jonatan Brönstrup.
03_AHORA
O governo municipal obteve autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para elaborar um projeto de construção de um viaduto sob os trilhos.
A ideia é fazer a continuação da Avenida 1 Leste, paralela à ferrovia, até a Vila Esperança, onde o viaduto fará a ligação com a Rua 31 de Março, que segue até a localidade de Posses. A estrutura pretendida é semelhante à existente no Centro de Paverama.
O local já apresenta altura considerável para permitir a passagem de veículos por baixo dos trilhos. O município vai buscar recursos federais para a obra, mas há a possibilidade de estabelecer parceria ou executá-la com recursos próprios.
A administração ainda não tem estimativa de tempo e custo do projeto, mas é provável que a execução da obra fique para o próximo governo, em razão do tempo dos trâmites com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Rumo Logística, concessionária da linha férrea.
 

MATHEUS CHAPARINI – matheus@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais