A escolha sobre os investimentos prioritários das regiões gaúchas começa a ser definida. A população poderá apresentar sugestões de programas estratégicos, tais como desenvolvimento econômico, obras de infraestrutura, políticas sociais e os desafios para superar a crise fiscal.
Essa consulta pública, diz o governador Eduardo Leite, é uma ação importante, pois será uma etapa para a elaboração do Plano Plurianual (PPA). Esse projeto estabelece as diretrizes, os objetivos e as metas do estado nos próximos quatro anos.
A secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Leany Lemos, realça que a iniciativa pretende construir com a população propostas governamentais de acordo com a realidade das cidades e das regiões.
De acordo com ela, o ajuste do PPA em 12 programas temáticas respeita o mapa estratégico do governo. A consulta estará disponível até o dia 18 de julho, próxima quinta-feira. A versão final da proposta do plano será encaminhada para análise da Assembleia no dia 1° de agosto.
Mais uma alternativa
A presidente do Conselho Regional do Vale (Codevat), Cíntia Agostini, ressalta que a elaboração das áreas prioritárias considera o planejamento estratégico das regiões. “São conteúdos desenvolvidos pelos conselhos. São propostas que surgem de algo já estabelecido, não surgiram do nada.”
De acordo com ela, a construção desse documento teve uma ampla participação das regiões junto com a Secretaria de Planejamento. Cada uma apresentou cinco projetos prioritários.
Esse novo mecanismo, diz Cíntia, não pode invalidar o processo de Consulta Popular. “Um não inviabiliza o outro. Precisamos de cada vez mais processos para incentivar a participação das pessoas”, acredita.
Hoje o assunto será tema de reunião com o secretário de Governança e Gestão Estratégica, Cláudio Gastal. “Até agora, não temos nenhum indicativo sobre o processo. Nem ideia de quanto será empregado em termos de recursos.”
Como participar
O Novas Façanhas no PPA é uma plataforma digital na qual a população poderá expressar as ações que devem ter maior atenção na execução em 12 programas estratégicos, divididos em quatro eixos (desenvolvimento empreendedor, sociedade com qualidade de vida, governança e gestão e, por fim, Estado sustentável).
A pesquisa online é divida em duas etapas. Após questões simples de identificação pessoal e da cidade onde mora, o cidadão irá estabelecer as prioridades para os próximos quatro anos. No fechamento, pode apontar dois programas que considera os mais apropriados. O endereço eletrônico da pesquisa é http://www.pesquisa.planejamento.rs.gov.br/index.php/733828
FILIPE FALEIRO – filipe@jornalahora.inf.br