A formação de 412 policiais civis na Academia da Polícia Civil (Acadepol) pode beneficiar a região. Embora a Secretaria de Segurança Pública do RS não tenha divulgado o destino dos novos inspetores e escrivães, expectativa é que cinco venham para a 19ª Delegacia Regional de Polícia do Interior.
A informação foi repassada pelo delegado regional José Romaci Reis na tarde de ontem, 9. Se forem destinado ao Vale do Taquari, os profissionais já teriam ocupação. Dois seriam realocados para atender as delegacias de Paverama e Roca Sales, atualmente sem policiais civis titulares. Outros três, de acordo com Reis, devem auxiliar nos plantões.
A 19ª delegacia regional tem um déficit de 50% no efetivo, estima Reis. “Temos dificuldade em atender todas as ocorrências. Conseguimos porque os profissionais fazem além da carga horária. Mas se exige demais e chega um ponto que esgota”, percebe.
A possível chegada de cinco novos policiais civis representa incremento importante, mas servirá somente para “tapar furos”, percebe o delegado regional.
Mais de 30 mil ocorrências em 2018
Levantamento da 19ª delegacia regional aponta que foram registradas 31.204 ocorrências em 2018. Desse total, Reis calcula que em 60% dos casos as investigações foram finalizadas. “Todas as ocorrências são lidas e verificadas. Entretanto a investigação fica prejudicada em parte pela falta de profissionais”, admite.
Maior concurso nos últimos anos
Desde 2013, o Rio Grande do Sul não realizava novo concurso da Polícia Civil. Por isso, a cerimônia de formação dos 205 inspetores e 207 escrivães que ocorreu na segunda-feira, 8, foi classificada como “uma das maires dos últimos anos”.
Também habilitados como brigadistas de incêndio de nível intermediário, os novos formandos podem exercer as atividades na primeira quinzena de julho. A Secretaria de Segurança Pública garante que todas as regiões do estado serão beneficiadas com novos profissionais, mas não divulga os locais por uma “questão de estratégia”.
Durante a formatura, o governador Eduardo Leite destacou a queda ons índices de criminalidade de junho. Segundo ele, essa redução ocorre devido ao esforço e dedicação dos agentes de segurança pública.
Primeira mulher a chefiar a PC, Nadine Anflor ressaltou que a Polícia Civil gaúcha é a melhor do país com índices de elucidação de 70% nos casos de homicídio e 99% nos casos de feminicídios.
FÁBIO KUHN – fabiokuhn@jornalahora.inf.br