Alto Conventos, Lajeado.
Domingo, 7 de julho.
Carro virou geladeira.
Será que vai zarpar?
São animadoras as informações e a iminente municipalização do Porto de Estrela. A estrutura histórica se transformou no mais emblemático caso de obsolescência regional.
Reativar e explorar o potencial de desenvolvimento do porto é para ontem. Construído para ser um grande multimodal – rodo, hidro e ferroviário –, funcionou dez anos e caiu na ociosidade, chegando a ostentar o “título” de porto mais ocioso do Brasil.
Inaceitável ficar como está. Faz bem o governo de Estrela em insistir na municipalização e, depois disso, dar vida a este “elefante branco” erguido às margens do rio Taquari, da BR-386 e da ferrovia.
Muito pescador. Pouco peixe
O frio do último domingo espantou os peixes, mas não os pescadores. O primeiro torneio de pesca, promovido em alusão aos 170 anos de Taquari, atraiu quase 100 pescadores no entorno da Lagoa Armênia.
Juntos, fisgaram apenas em torno de 10 kg de peixe. Muito pouco para reduzir a superlotação na lagoa, motivador central do torneio. Mesmo com o fraco desempenho dos pescadores, o evento caiu na graça dos participantes e já tem a segunda edição marcada para dezembro.
Chocando o ovo
Se a câmara de vereadores de Lajeado não votar, ainda em 2019, o projeto de lei que estabelece um novo Plano Diretor para a cidade, estará fazendo um desserviço para o desenvolvimento adequado. Analisar, discutir, acrescentar, sim. Negociar e barganhar, não.
Fico imaginando o que seria da iniciativa privada caso se permitisse “chocar um ovo” por quase três anos.
Novo Plano em Taquari
Enquanto Lajeado não se decide em relação ao Plano Diretor, Taquari quer iniciar processo de rediscussão da lei atual. O prefeito Emanuel Hassen de Jesus (Maneco) acena para contratar a empresa de Ênio Perin, a mesma que liderou todo estudo e apontou os rumos do projeto lajeadense. Pelo ritmo que as coisas têm acontecido e evoluído em Taquari – e em Lajeado –, não será surpresa se o prefeito Maneco conseguir implementar o novo plano antes mesmo de Lajeado.