Nos bastidores da câmara de Lajeado é quase consensual a decisão de não aprovar o Projeto de Lei original do Plano Diretor, encaminhado pelo Executivo em abril passado. Por sorte, as reuniões ministradas pelas comissões internas do Legislativo com líderes de bairros, empresários, membros do poder público e de entidades civis chamam a atenção pelo bom nível do debate.
Vale registrar o trabalho realizado pelos vereadores em cima dessa matéria que vai mudar os rumos da cidade. Mas vale ressaltar a importância deste PL ser aprovado ainda em 2019.
O debate sobre o novo Plano Diretor de Lajeado tem sido bastante democrático. Antes mesmo das três audiências públicas – realizadas em setembro e dezembro de 2017, e janeiro de 2018 –, o governo municipal realizou 30 audiências públicas com as 33 associações de moradores existentes hoje na cidade. Isso mesmo.
Foram três dezenas de encontros para ouvir as principais demandas da comunidade, três audiências públicas e outras dezenas de encontros com as principais entidades municipal e regional da área urbanística: Seavat e Sinduscon.
Mesmo assim, e é normal que isso ocorra, ainda há diversas divergências entre as definições do governo municipal, as demandas das associações de moradores, e, essencialmente, os anseios dos empresários. E para tentar mediar este inevitável impasse, os vereadores realizam novos encontros com representantes de bairros durante as reuniões internas da câmara, e, ao mesmo tempo, se encontram de forma mais individual com os empreendedores do ramo da construção civil em ambientes fora do Poder Legislativo.
É difícil antecipar o resultado desse intenso debate. Há quem aposte na rejeição do projeto de lei e há também aqueles que estão mais otimistas. Eu, após conversar com alguns vereadores e assessores de Situação e Oposição nos corredores da câmara legislativa, apostaria na aprovação da matéria ainda em 2019. Mas com diversas emendas. Tal como a proposta referente à concessão do transporte público coletivo do município. Nada de tão anormal assim. Indiscutivelmente, estamos tratando dos principais debates previstos para este ano no plenário.
Curso de líderes
Líderes do Vale do Taquari participaram do Programa de Formação e Desenvolvimento de Lideranças com enfoque na Gestão Pública. Quem ministrou o curso na semana passada foi a socióloga Bernardete Billo, que falou para gestores públicos, servidores, advogados, professores, empresários, e profissionais que almejam cargos eletivos. O evento foi organizado pela POLITIZA, que presta consultoria e assessoria na área. “A gestão pública está se tornando cada vez mais complexa e isso requer um novo perfil do Gestor Público”, disse a socióloga.
Descontos às multas
O projeto que institui o Programa de Recuperação de Créditos (REFIS), aprovado na câmara de Teutônia, beneficia pessoas físicas ou jurídicas com débitos tributários ou não, ajuizados ou na iminência de serem ajuizados, além de débitos parcelados ou inscritos em dívida ativa até 31 de dezembro de 2018. A regra não vale para quem que já aderiu ao REFIS em outros anos e não cumpriu com os pagamentos. O texto prevê desconto de 100% em multas e juros para quem pagar à vista. Quem parcelar em 12 vezes recebe 70% de desconto, e em até dois anos, 50% de descontos. O prazo final de adesão é 19 de setembro.
Bela festa em Taquari
O governo de Taquari está de parabéns pela belíssima festa organizada para celebrar os 170 anos da mais antiga cidade da região. Os destaques do evento foram o primeiro torneio de pesca e o baita show do grupo Os Fagundes. Também vale destacar o ponto escolhido para as celebrações. A Lagoa Armênia é um dos principais cartões-postais do Vale do Taquari.
Suplentes por dois meses
Na última sessão da câmara de Arroio do Meio houve mudanças nas cadeiras do plenário. Na ocasião, assumiram os suplentes Paulo Grassi (PT) e Sérgio Cardoso (DEM), que ficam no lugar dos vereadores Rodrigo Kreutz (MDB) e Helena Matte (MDB), respectivamente, que encaminharam pedidos de licenças pelo período de 60 dias. Grassi também é vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) da cidade e um dos principais líderes sindicais do Vale do Taquari, e é impossível não estranhar o fato do petista ser suplente do MDB. Já Cardoso atuou como Coordenador de Serviços Urbanos do governo municipal.
Morro abaixo de zero
Se os dias estão frios na parte mais baixa do Vale do Taquari, imagine então no alto do Morro Gaúcho, em Arroio do Meio, ou mais precisamente no Morro São José, onde se localiza a belíssima pousada Paraíso dos Anjos. Por lá, os termômetros marcaram temperaturas abaixo de zero nesses últimos dias. É um convite e tanto para conhecer aquelas confortáveis cabanas!