As temperaturas baixas nesse domingo não impediram que centenas de torcedores fizessem festa no domingo. Ao todo, cinco competições conheceram os campeões e destaques da temporada 2019.
Em Cruzeiro do Sul, as duas torcidas que foram à São Bento saíram vitoriosas. Na parte da manhã, o Cruzeiro não tomou conhecimento dos donos da casa e aplicou 4 x 1. Destaque para Toquinho, autor de dois gols.
No aspirante, foi a vez do Canarinho dar a volta olímpica. Cadinho abriu o placar para o Cruzeiro. No segundo tempo, o Canarinho empatou e virou com gols de Jardel. No fim da partida, Ruan decretou a vitória e o título aos donos da casa.
Já nos titulares, muita emoção. Jogando pelo empate, o Canarinho abriu 2 x 0 com dois gols de Julian Haupt. Na segunda etapa, o Cruzeiro descontou com Vilson. Logo depois Brendon ampliou para os donos da casa. Quando parecia que o título seria decidido no tempo normal, o Cruzeiro buscou a virada com gols de Heleno, Jardel e Cotoco. Nos pênaltis, melhor para o Canarinho que venceu por 7 x 6.
Teutônia
A Super Copa Osvaldo Ribeiro de Lima foi disputada entre o campeão da Taça da Amizade e do municipal de Teutônia. Melhor para os times de Teutônia. No aspirante, o Atlético Gaúcho levou a melhor sobre o Boavistense e venceu por 1 x 0 – gol de Joninhas.
No titular, o Boavistense saiu na frente com gol de Felipe. Pouco tempo depois, Alex Colares cobrando pênalti empatou para o Juventude. Quando a partida estava se encaminhando para as penalidades, brilhou a estrela de Colares. O atacante do Juventude chutou de longe e marcou o gol do título.
Encantado
Precisando apenas do empate para ficar com o título, o Cruzeiro saiu na frente com gol de Emanuel Parecy, aos 31min do primeiro tempo. Aos 19min do segundo tempo o Cruzeiro ampliou com Juninho Agnoletto. Aos 25min, Marcelo Fachini descontou para o Ouro Verde e aos 45min, Luisinho Freitas empatou o jogo.
Após a final foram premiados também os destaques do municipal. União ficou com o trofeu disciplina. Luizinho Freitas (Ouro Verde) e Gian Capelari (Humildes FC) foram os artilheiros. Capelari ainda levou o troféu de revelação. Nédio Castoldi (Cruzeiro) foi o dirigente destaque. O time campeão ainda levou os prêmios de goleiro menos vazado: Adalberto Ribeiro; mesário destaque: Nei; e melhor treinador: Tigrinho.
Bom Retiro do Sul
O Rudibar confirmou o favoritismo diante do Largados e comemorou o quarto título consecutivo no Municipal de Bom Retiro do Sul. A equipe da casa já havia vencido o primeiro jogo, por 2 a 0, e precisava apenas de um empate para comemorar o título. Em campo, teve dificuldades diante do Largados. No último lance do primeiro tempo, em confusão na linha de fundo, o atacante Joãozinho de Moura, do Rudibar, foi expulso. O primeiro tempo foi morno, sem grandes chances para nenhuma equipe.
No segundo tempo, mesmo com um jogador a menos, o Rudibar abriu o placar. Gol de Dari. Após isso, e com um jogador a mais, o Largados começou a pressionar, acumulou boas chances mas parou em ótima atuação do goleiro, tendo inclusive colocado duas bolas na trave. O placar não foi mais alterado, Rudibar 1 a 0 no Largados e volta olímpica para comemorar o tetracampeonato.
No aspirante, o Largados e Rudibar empataram em 1 x 1. Como no primeiro jogo, o Largados venceu, o título ficou com a equipe.
Taça Integração
Na Série Prata, o Guarani venceu o Juventus por 2 x 1. Aos 40min do primeiro tempo Leonardo Casaril abriu o placar para o Guarani. Aos 10min do segundo, Miguel Bettio ampliou. Aos 25min, Fábio Delazeri descontou para o Juventude. Como o time de Travesseiro já havia vencido o jogo de ida, ficou com a taça de campeão.
Na Série Ouro, o Canarinho venceu o Atlético Caçadorense, no clássico de Nova Bréscia e ficou com o título. O único gol do jogo foi marcado por Lucão.