Chegou a hora da grande final. O Brasil entra em campo no domingo em busca do título da Copa América que não conquista desde 2007. Contra o surpreendente Peru, precisará lidar com a pressão de ser o franco favorito. O jogo ocorre no Maracanã, às 17h.
A Seleção Brasileira chega à final após eliminar a arquirrival Argentina, naquela que foi tida como uma “final antecipada”.
Diante do Peru, entra como grande favorito ao título, mas precisa manter os pés no chão para que não seja surpreendido.
O retrospecto aponta ampla vantagem brasileira nos confrontos. Em 44 jogos, foram 31 vitórias do Brasil e apenas quatro do Peru. Na partida da fase de grupos, o Brasil aplicou goleada de 5 a 0 nos peruanos. Porém, na Copa América Centenário, em 2016, foi eliminado após perder por 1 a 0 ainda na primeira fase.
Os números também animam a torcida brasileira. Todas as vezes que a Copa América foi disputada no Brasil (1919, 1922, 1949 e 1989), a Seleção Canarinho saiu campeã. Além disso, a equipe chega à partida decisiva sem sequer ter sofrido gols. Se manter a escrita, a chance de levantar o troféu após 12 anos é muito grande.
Brasil é favorito
Tite vai esperar até o momento da partida para definir a equipe que disputa a final. Três titulares sentiram dores nos últimas dias e são dúvidas para a partida. O goleiro Alisson não participou de todos os treinamentos após o jogo contra a Argentina mas deve jogar. Na zaga, Marquinhos foi substituído na semifinal e é dúvida, assim como Filipe Luís na lateral esquerda. Do meio para frente a escalação deve ser a mesma.
Peru quer sair da fila
Se o Brasil não vence a Copa América faz doze anos, o Peru mantém uma seca muito maior. O último título na competição foi em 1975, fila que já dura 44 anos. Detentores de dois títulos, se agarram à força da atual geração para alcançar o tri. Na atual campanha, já eliminaram duas equipes que entraram como favoritas. Nas quartas de final, mostraram força defensiva e avançaram frente ao Uruguai na disputa de pênaltis. Na semifinal, contra o bicampeão Chile, aplicaram goleada de 3 a 0. Agora chegam com moral para tentar desbancar mais uma favorito.
Do Vale ao Maracanã
Um grupo de amigos decidiu ir acompanhar a final em pleno Maracanã. São 18 apaixonados por futebol, sendo 15 de Roca Sales, um de São Sepé e outro do Piauí, mas que reside no RS. Decidiram comprar os ingressos junto dos jogos da Arena, na esperança de que o Brasil chegasse à final do Rio de Janeiro. Angelo Afonso, 24, é narrador pela Rádio Grenal FM, já trabalhou em jogos do Brasil, mas nunca no Maracanã. “Será a primeira vez no maior estádio do Brasil. Apesar da Seleção não ter encantado nesta Copa América, acredito em uma vitória sem sofrimento diante do Peru.”
Evento em Lajeado
A Heilige Brew Pub promoverá um evento para acompanhar a grande final. A rua Pinheiro Machado será fechada e ganhará um telão para que torcedores se unam na torcida pela Seleção Brasileira. Além disso, terá show com a banda Bico Fino Brother’s Band e com Duda Calvin.
CAETANO PRETTO – caetano@jornalahora.inf.br