A Ouvidoria  e o básico

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

A Ouvidoria e o básico

O relatório da Ouvidoria da prefeitura de Lajeado sobre as reclamações nesse primeiro semestre não parece retratar a real insatisfação dos moradores. Não que estejamos diante de um caos administrativo. Não estamos. Mas a falta de um instrumento mais tecnológico para aproximar população e Executivo parece bastante evidente. E para uma cidade que pretende “respirar” inovação e ser referência nacional na área, já passou da hora de lançar, por exemplo, um App para os contribuintes apresentarem suas demandas.
Não é novidade alguma em âmbito nacional, estadual e até regional. Cidades gaúchas como Pelotas, Porto Alegre, Esteio, Santa Rosa, Farroupilha e agora a vizinha Teutônia são excelentes exemplos próximos. Nessas, o uso do celular democratiza ainda mais o acesso dos moradores ao importante serviço de Ouvidoria pública. É bom para todos os lados. Para os reclamantes, óbvio, e também para os próprios gestores e secretários municipais, que muitas vezes não fazem ideia de todos os problemas verificados nos mais distantes bairros e distritos.
????????????????????????????????????
Acima de tudo, um instrumento como esse vem para somar. O trabalho desempenhado hoje pela Ouvidoria “física”, digamos assim, é e ainda será muito importante para o governo e essencialmente para o contribuinte. Mas é preciso criar novos canais de comunicação entre o povo e o governo. Um bom governante não pode temer a demanda, pois a evolução de qualquer ser humano – político ou não – sempre será proporcional ao tamanho da sua responsabilidade. E não é diferente com o governo público.
O movimento Pro_Move Lajeado está aí para despertar tudo isso e muito mais nos gestores, contribuintes e até jornalistas. É momento de propor e acreditar. Na câmara legislativa, deve ser aprovado em breve o primeiro suporte ao Fundo de Tecnologia e Inovação da prefeitura, e, tão logo concluído este passo, será lançado um chamamento público para a criação de instrumentos inovadores para melhor atender quem paga a conta. E eu torço para que tais inovações aumentem ainda mais a responsabilidade do gestor. Assim, crescemos todos.

Pavimentação e emenda

Os vereadores da Bancada Progressista de Encantado foram informados sobre a liberação de uma emenda solicitada pelo Senador Luis Carlos Heinze (PP) junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional. Trata-se da primeira parcela para a pavimentação e recapeamento de parte da Rua Coronel Sobral, que atualmente está em péssimas condições de trafegabilidade. O recurso inicial é de R$ 44,5 mil e o total chegará a R$ 220,8 mil.

Easy Rider no Vale

2019 07 06 DIVULGAÇÃO_COUNA MARTINI_foto histórica
O historiador, músico e guru Wanderley Theves, o popular “Xumby”, sempre nos brinda com imagens históricas da região nas redes sociais. O exemplo de hoje é uma homenagem ao fotógrafo Sebaldo Hammes. Em 1971, ele clicou os amigos Toninho Tasca e Ricardo Immich “arrepiando” na motocicleta montada por Toninho logo após assistir ao filme Easy Rider (Sem Destino, na tradução portuguesa). A foto é na Barra do Forqueta, interior de Arroio do Meio, em frente à sorveteria da família Jantsch, quando a ERS-130 ainda estava em construção.
 

Municipalização do Porto

2019 07 06 DIVULGAÇÃO_COLUNA MARTINI_foto Municipalização do Porto
Nessa sexta-feira, no Ministério da Infraestrutura, em Brasília, foram assinadas as portarias que alteram as áreas das poligonais de 16 Portos Organizados do Brasil.
Entre esses, o Porto de Estrela. A revisão busca definir com maior clareza quais são os limites geográficos da jurisdição e da atuação (pública e privada) das estruturas portuárias, e tende a acelerar as solicitações para a instalação ou ampliação dos terminais de uso privado (TUPs). O prefeito Carlos Rafael Mallmann participou do evento. Agora, um dos principais projetos do governo dele – a municipalização do Porto – está ainda mais próximo de sair do papel.
 

EPI dos funcionários

2019 07 06 DIVULGAÇÃO_COLUNA MARTINI_capacete EPI
Na coluna de sexta-feira, publiquei reclamações encaminhadas por servidores estrelenses. O secretário de Administração de Estrela, Jônatas dos Santos, demonstra preocupação com a possível falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) dentro de setores do poder público e se prontificou a verificar eventuais falhas. “Questionei os Técnicos de Segurança e afirmaram que está tudo em dia. Temos EPI´s guardados e uma nova licitação em andamento.”
 
 

Acompanhe
nossas
redes sociais