Escola completa 109 anos e promove evento festivo

Arroio do Meio

Escola completa 109 anos e promove evento festivo

Comunidade escolar da Emef São Caetano realiza hoje programação especial com homenagens e bolo de aniversário

Escola completa 109 anos e promove evento festivo

Aulas em alemão e voltadas apenas para católicos. Colégio particular. Instituição de Ensino Fundamental completo com cerca de 400 alunos. Resumidamente, esse é o histórico da Escola Municipal São Caetano.
Hoje, 5, a escola localizada no bairro com mesmo nome completa 109 anos. O aniversário será celebrado com participação dos alunos, professores e funcionários.
A programação inicia às 9h, com o canto do Hino Nacional. Após, alunos do 8° ano apresentam uma adaptação da música Juntaê, de Carlinhos Brown, em homenagem ao colégio. A letra falará sobre amizade.
Um dos momentos marcantes será o corte do bolo de aniversário, produzido por funcionários da escola. A programação conta ainda com brincadeiras, enquetes e animação da Rádio Emoção FM. No sábado, 6, outra atividade alusiva ao aniversário é a missa na Igreja Católica São Caetano, a partir das 7h30min.
“Paramos para comemorar o aniversário, pois acreditamos que exaltar a escola traz uma sensação de pertencimento e amor”, destaca a diretora Andréa Lang Barth. Ela percebe a importância do educandário na formação da sociedade e informa que a escola é uma das poucas a ter CD do coral, livro com o histórico e hino próprio.
A Escola São Caetano é a segunda mais antiga de Arroio do Meio. Antes dela, foi fundada a Escola Getúlio Vargas, no Passo do Corvo.

109 anos de história

Com o nome Comunidade Escolar Católica, o colégio foi fundado em 5 de julho de 1910 com aulas em alemão e voltada apenas para estudantes católicos. As atividades ocorriam na capela cedida pela diocese.
Entre a década de 30 e 40, houve a proibição da língua alemã. A escola passou a se chamar Santos Dumont e as aulas começaram a ser feitas em português.
Em 1959, a escola ganha nova denominação, Maurício Cardoso, e passa a ser particular. Como havia outra instituição com o mesmo nome, em 1987, a escola passou a se chamar São Caetano, Ainda neste ano, foi aprovado o funcionamento da 8ª série e se formou a primeira turma no ensino fundamental completo.
Em 1997, a escola é municipalizada. Nove anos depois, a biblioteca escolar ganha o nome Professor Alvino José Schneideres em homenagem ao primeiro docente formado que lecionou no educandário.
No mesmo ano, ocorre a inauguração da Área de Lazer Pôr do Sol, cedida ao colégio. Com atendimento do Nível A até o 9º Ano, a escola possui cerca de 400 alunos e mais de 40 professores e funcionários.
 

FÁBIO KUHN – fabiokuhn@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais