Cada macaco no seu galho

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Cada macaco no seu galho

A denúncia contra o ex-coordenador do setor de trânsito da Prefeitura de Lajeado é um alerta aos gestores públicos. A indicação partidária em detrimento ao material humano técnico em determinados setores da administração pode ser danoso em inúmeros casos. No caso publicado ontem, cuja investigação sobre erros na inserção de multas no sistema do Detran foi iniciada em 2018 e relembrada com ênfase na última sessão da câmara, a inexperiência do servidor em questão – mesmo sem dolo – foi crucial. E ele não é o único.
2019 07 05 ARQUIVO _COLUNA MARTINI_foto principal
Em um país com altas cargas tributárias e onde grande parte dos nossos recursos serve justamente para custear as mais diversas máquinas públicas, é primordial realizarmos uma curva no que já está posto. É preciso mudar, bruscamente, algumas práticas já incrustadas nos poderes Executivo, Legislativo e até Judiciário. É hora de colocar cada macaco no seu galho. Cada qual na sua devida função. Atuando só com base na experiência e formação, e não de acordo com a cor, credo, ideologia ou filiação partidária.
A expressão “cada macaco no seu galho” tem significado simples: cada pessoa deve preocupar-se apenas com aquilo que lhe diz respeito. É um conselho para que as pessoas reconheçam o seu lugar, sem se intrometer em assuntos alheios. É um conselho para que cada pessoa exerça sua atribuição, sem se meter no que não deve. A expressão delimita as atribuições de cada indivíduo, sem permitir intromissões, e, no caso deste artigo, serve mais para não permitir nomeações equivocadas no poder público.
E para não ficar apenas em solo lajeadense, gostaria de citar fato envolvendo o atual governador do Estado, cuja campanha entoou copiosamente a expressão “nova política”. Na véspera dos votos pela privatização ou não das estatais CEEE, Sulgás e CRM – e não estou entrando no mérito desse propósito –, e com a necessidade de garantir apoio parlamentar maciço, o governador preencheu em apenas três dias quase 90 Cargos Comissionados (CCs). E eu duvido que tais nomeações tenham levado em conta o material humano técnico.

Jovens cidadãos

A câmara de Encantado, por meio de um Projeto de Resolução, avalia uma ação bastante interessante. A ideia é relativamente simples e ocorre com bastante frequência em municípios de Portugal, por exemplo, por onde a reportagem passou durante a produção do caderno Tudo, em 2018. Trata-se da “seleção e escolha de anteprojetos pela câmara municipal, apresentados por escolas municipais, com o objetivo de propor ações de cidadania, de meio ambiente e saúde”. É uma forma de desenvolver a cultura cidadã nas crianças, mostrando aos alunos a importância da política no dia a dia da população.

Reflexo da “Vaza Jato”?

coluna 1
Historicamente, o Promotor de Justiça sempre fica ao lado do juiz durante os julgamentos. Mas, recentemente, o Juiz-presidente do Tribunal do Júri da Comarca de Lajeado, Rodrigo de Azevedo Bortoli, alterou a colocação das partes. A partir de agora, o representante do Ministério Público (MP) ficará em um espaço entre o juiz e a defesa do réu, e ambos de frente para os jurados. Para muitos, se trata de uma medida para garantir “situação de igualdade”. Para outros tantos, é um reflexo da chamada “Vaza Jato”, a série de matérias veiculadas pelo Intercept Brasil sobre a atuação do ex-juiz Sérgio Moro e do MPF na Lava Jato.

Ordem e Progresso?

A política anda agitada no pequeno município de Progresso. Conforme antecipado nesta coluna na semana passada, há um leve consenso em relação ao nome do empresário Ricardo Nicaretta para que ele encabece uma candidatura única para o pleito de 2020. Ele tem apoio de setores do PP e do MDB locais. E para vice, Rosinei Zago (MDB) é um dos cotados. Mas, quem já esteve lá ainda pensa em voltar. É o caso do ex-prefeito, Edegar Cerbaro (PP). Ele quer ser candidato a prefeito e já se cogita uma dobradinha dele com o ex-vereador, Darci Deboben (MDB). Da mesma forma, o atual prefeito, Gilberto Costanttin (PDT), quer a reeleição.

Parque do Engenho será “adotado”

coluna 2
O governo de Lajeado está fazendo do limão uma limonada. A atual gestão planejou diversas soluções para a correta utilização do antigo prédio da AES Sul, localizado junto ao Parque do Engenho, no bairro Americano. A edificação está abandonada e virou refúgio para usuários de drogas. Entretanto, a ANEEL não permite qualquer permuta ou aluguel daquele espaço por parte da atual concessionária de energia, o Grupo CPFL Energia. Diante disso, a estrutura será implodida para construção de uma nova sede da empresa. E o melhor: o governo municipal apresentou proposta para que o grupo “adote” o parque e participe da manutenção do mesmo. É um gol de placa. É bom para a sociedade e é bom para a imagem da empresa.

Sala do Empreendedor

Em Teutônia, a administração municipal busca aproximar a Sala do Empreendedor do público-alvo. Para tal, a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, em conjunto coma Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realiza encontros descentralizados para a do serviço. A primeira edição da Sala do Empreendedor Mais Perto de Você ocorreu nessa segunda-feira, no Bairro Canabarro, mais precisamente na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Calçadistas de Teutônia (Siticalte).
04_AHORA2 revisao

Acompanhe
nossas
redes sociais