“Bergamoteando” fortalece gastronomia e amizades

Arroio do Meio

“Bergamoteando” fortalece gastronomia e amizades

Evento reuniu dezenas de pessoas na Praça Flores da Cunha e abriu programação de inverno

“Bergamoteando” fortalece gastronomia e amizades

A tradição de comer bergamotas ao ar livre na companhia de amigos é revivida na Praça Flores da Cunha. Uma vez por ano, a administração municipal organiza o “Bergamoteando na Praça” e convida a população a degustar uma das frutas mais populares do inverno.
A quarta edição do evento ocorreu ontem, 4, com a presença de dezenas de pessoas. O ato singelo, como classifica a vice-prefeita Eluise Hammes, tem por objetivo proporcionar aos moradores um momento fora da rotina.
“Aproveitamos o horário de meio-dia, quando as pessoas estão livres para fazer essa espécie de sobremesa em conjunto, e proporcionar momentos de integração”, ressalta Eluise.
Como novidade, a edição 2019 ofereceu receitas feitas com bergamota, laranja e limão. Havia bolo, sagu e cricri de cascas. O objetivo, segundo Eluise, é mostrar a variedade de delícias que podem ser feitas com as frutas de inverno.

Sentido de “bergamotear”

A Associação de Menores de Arroio do Meio (Amam) levou cerca de 35 alunos ao evento. Durante a semana, eles trabalharam o que era “bergamotear” em sala de aula. “Lembrança da casa da vó” e “ser alegre com um amigo ao lado” foram algumas das definições encontradas.
Para a professora Larissa Rodrigues da Rosa, o evento é importante para incentivar uma prática saudável entre as crianças.
“Não é o simples fato de comer a bergamota. É a questão de interagir e conhecer outras pessoas”, comenta.
Mãe e filha, Rejane Binsfeld e Patrícia Hammes participam do evento desde a primeira edição. Elas são funcionárias de uma loja de roupas e aproveitam o horário para uma atividade diferente. “Adoro bergamotas e quando tem essas programações sempre tento participar”, comenta Rejane.
As bergamotas consumidas no Bergamoteando são do casal Ivo e Gelci Beschorner, de Picada Arroio do Meio. Eles produzem cerca de 10 mil bergamotas e laranjas orgânicas por mês, que vão para a merenda escolar de Arroio do Meio.
Na opinião de Ivo, o evento serve para divulgar os quatro tipos de bergamota (poncã, caí, montenegrina e dancy) e incentivar o consumo saudável da fruta entre os cidadãos.

Inverno cheio de atividades

O Bergamoteando na Praça abre a programação das Férias de Inverno. Serão 27 atividades realizadas durante o mês de julho pela administração municipal, entidades e comunidade.
Entre as ações, destaque para o Passeio Ciclístico alusivo aos 80 anos da Ponte de Ferro. O evento está programado para domingo, dia 14. A saída será às 14h, na Rua de Eventos em direção até a ponte que liga Arroio do Meio e Lajeado.
Outra atividade que promete reunir centenas de pessoas é a II Feira Gastronômica Sabores de Arroio do Meio. Evento está programado para o domingo, dia 28, com 22 expositores no entorno da rua coberta e Praça Flores da Cunha.
 

FÁBIO KUHN – fabiokuhn@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais