Unesco pode entrar na briga pela Polar

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Unesco pode entrar na briga pela Polar

A luta para manter em pé a história de Estrela continua. Desta vez, o pedido para a manutenção do histórico prédio da Cervejaria Polar veio do Comitê Brasileiro para a Conservação do Patrimônio Industrial, filiado ao The International Comittee for the Conservation of the Industrial Heritage (TICCIH). A entidade considera que a fábrica representa uma etapa inicial da atividade industrial no setor de alimentação do Rio Grande do Sul. E o próximo passo é garantir um posicionamento da Unesco sobre a necessária preservação.
2019 07 04 DIVULGAÇÃO_COLUNA MARTINI_FOTO PRINCIPAL
O comitê foi criado por profissionais de várias áreas de formação preocupados em desenvolver ações concretas contra a destruição e deterioração dos parques industriais e dos inúmeros riscos que ameaçam a preservação desse patrimônio. Assim como no Vale do Taquari, em todas as regiões do país existem exemplos de patrimônio industrial de grande importância histórica, econômica, tecnológica e social, que precisam ser preservados.
Este Comitê considera que a fábrica da Cervejaria Polar é um exemplo regional de vestígio industrial. Para os membros, o prédio representa um exemplo histórico da atividade na consolidação de uma cidade, assim como da evolução de hábitos alimentares e também de processos industriais de beneficiamento – conforme princípios expressos em documentos internacionais de defesa do patrimônio industrial.
Em suma, nenhuma novidade em relação à todas as defesas já apresentadas contra a demolição de parte do prédio. Até porque não é preciso renovar o que é óbvio. O erro cometido pela administração municipal – que doou a parte do prédio para o Estado demolir a estrutura e construir o novo Fórum da cidade às margens do Rio Taquari – é absurdo e está na contramão do mundo moderno. Quem sabe a manifestação da Unesco, por meio do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos), acorde nossos gestores e magistrados.

Preservação em Vespasiano

O assunto “preservação” está em voga em qualquer parte do mundo. Está, por exemplo, em Vespasiano Corrêa. Por lá, a possível reforma da Igreja Matriz gera controvérsias. Faz alguns dias, uma empresa de Lajeado foi contratada para realizar o controverso serviço. É controverso porque, segundo alguns frequentadores do local, todas as pinturas quase centenárias serão “perdidas”, inclusive a obra que retrata a história do município no inicio do século. Essa pintura retrata o Demônio, o Padre Capuchinho, o Padre Sanson e o Bispo Ponce Leão. Foi pintada em 1927, pelo italiano Ângelo Fontanive, e o valor histórico ainda é incalculável.

“Joãozinho do Passo Certo”

2019 07 04 DIVULGAÇÃO RADIO INDEPENDENTE_COLUNA MARTINI_Joaozinho do Passo Certo
Com mais de 40 PLs em tramitação e nenhum projeto em votação na sessão dessa terça-feira, o debate na câmara de Lajeado girou em torno da gasolina utilizada pela frota do município. Após o vereador Carlos Ranzi (MDB) pedir e o Executivo repassar – com atraso – a lista dos postos conveniados, restou comprovado que o segundo ponto mais utilizado foi o empreendimento do vereador da base governista, Adi Cerutti (PSD). Em sua defesa, Cerutti criticou o colega. “É lamentável que o senhor, o ‘Joãozinho do Passo Certo’, venha dizer que não poderia ser esse posto por se tratar de alguém que fez parte do governo. Você está manipulando as coisas e tentando passar por cima de pessoas para chegar ao poder.”

Outorga da Stacione

Vereador do PT, Sérgio Kniphoff protocolou projeto na câmara para destinar 100% dos recursos de outorga da Stacione Rotativo para obras de melhorias nas vias urbanas de Lajeado. Entre os serviços propostos pelo paramentar, o patrolamento, saibamento, tapa-buracos e manutenção das ruas em geral. A proposta também determina que, a cada renovação ou novos contratos de concessão do estacionamento rotativo, “não poderão ser homologados se o percentual das receitas a serem repassadas para a prefeitura municipal forem inferiores a 15% da receita bruta do concessionário dos serviços”. A matéria será avaliada pelas Comissões.

Ouvidoria em Teutônia

Será lançada hoje a Ouvidoria Geral do Executivo municipal de Teutônia. O ato ocorre às 16h, no Centro Cívico da Prefeitura. O mecanismo possibilita várias ações: reclamação (demonstração de insatisfação relativa a serviço público); denúncia (irregularidade ou ato ilícito cuja solução dependa da atuação dos órgãos competentes); sugestão (proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados); elogio (reconhecimento ou satisfação sobre serviço ou atendimento) ou solicitação (requerimento de adoção de providência por parte da Administração).

Confusão em Estrela

2019 07 04 DIVULGAÇÃO_COLUNA MARTINI_casa praça Estrela
Tem um “lance” fervendo em Estrela. É sobre uma casinha construída na Praça Central do município, bem em frente à prefeitura. A briga é pelo uso do local. De um lado, a Associação dos Artesãos (Estrelart). De outro, a Associação dos Moradores do Centro. A direção da Estrelart entende que o local foi construído para uso exclusivo dos artistas. Já a presidência da entidade representativa dos moradores entende que o uso é público e geral. Naquele local, inclusive, havia um prédio antigo onde funcionou a Rádio Alto Taquari e que foi demolido pelo ex-prefeito, Gabriel Mallmann. Dessa vez, o filho, o atual prefeito Carlos Rafael Mallmann, também deve estar pensando em demolir a nova estrutura para acabar com a polêmica.
04_AHORA 2
 

Acompanhe
nossas
redes sociais