Na próxima semana, dias 8 e 9 de julho, a Escola e Companhia de Flamenco Del Puerto oferece linguagem artística e ferramenta cultural originária da Espanha. Com uma programação totalmente gratuita e livre para todos os públicos, a apresentação pretende promover o acesso à dança, apresentando espetáculos, vivências e oficinas.
As atividades iniciam com Flamenco Imaginário, um espetáculo infantil livremente inspirado na dramaturgia de ‘O corcunda de Notre Dame’. As apresentações ocorrem em duas sessões no Teatro do CEAT, com classificação livre, entrada franca e audiodescrição em todas as sessões.
O espetáculo, que circula desde 2016, faz jus ao trabalho de divulgação da linguagem e de manutenção de repertórios, que a Del Puerto faz questão de incentivar em suas produções. O Flamenco, assim como salienta o espetáculo, é uma opção artística das mais democráticas, na medida em que a prática é possível para todas as idades e gêneros.
Oficinas abertas ao público
Cada espetáculo será seguido por uma vivência em dança flamenca, onde o público poderá interagir com os artistas. A plateia se relaciona entre si e, pais, filhos, professores e alunos dançam juntos e experimentam de uma maneira lúdica movimentos, gestos e expressões orais (como o olê) presentes no espetáculo.
Duas oficinas ministradas no Sesc Lajeado completam a iniciativa. O workshop “Audiodescrição para ver com os ouvidos” pretende apresentar a audiodescrição em produtos culturais, com jogos e dinâmicas teatrais que perpassam o processo de criação do espetáculo. A oficina será ministrada por Mimi Aragón, audiodescritora, produtora de recursos de acessibilidade comunicacional, sócia da OVNI Acessibilidade Universal e integrante M.A.Cia – teatro, dança e assemelhados. A classificação etária é 14 anos.
Já a “oficina de Arte Flamenca” estará aberta a todas as pessoas que estejam interessadas em vivenciar alguns dos movimentos do baile flamenco, além de percorrer um breve apanhado de sua origem e contextualização histórica através de explanação oral. A oficina será ministrada pelas bailarinas Daniele Zill e Juliana Prestes, com classificação etária de 14 anos.