Muito mais que apenas torcedoras, as Gurias do Grêmio de Lajeado ganham destaque pelas ações sociais. Administradora do grupo composto por cerca de 240 mulheres, Zuly Abella, 43, ressalta que a entidade já realizou 16 campanhas beneficentes desde a fundação em dezembro de 2017
O que motivou o grupo, além de torcer para o Grêmio, a organizar campanhas beneficentes?
A gente se reunia para ver jogo e ir na Arena. Mas queríamos mostrar que era possível fazer mais. Assim optamos pela questão social. Em Lajeado, poucas pessoas fazem ações sociais. Nossa primeira festa grande foi no ano passado, a Festa das Crianças. Recebemos em torno de 600 participantes. Fechamos a rua ao lado da Praça da Matriz. Colocamos brinquedos infláveis, palhaços, pintura no rosto e alimentos. Tudo gratuito para colorados e gremistas. A gente abraça todos.
Quantas campanhas foram realizadas desde a fundação das Gurias do Grêmio?
Foram 16 campanhas. A gente procura auxiliar em várias partes sociais, então as campanhas são distintas. Uma delas é “Gurias do Grêmio Realizando o Sonho da Arena”. A gente leva crianças ou pessoas com deficiência que nunca teriam chance de ver um jogo a conhecer o estádio e jogadores através do “Desejo Azul” do Grêmio. Outra ação é feita em parceria com a Adefil. Vendemos produtos e fazemos pedágios para ajudar os cadeirantes. Também ajudamos a fazer galetos para entidades e realizamos campanhas de doação de agasalhos.
Na sua opinião, qual foi a campanha mais emocionante já realizada?
Levamos um menino com Síndrome de Down para a Arena. Ele se emocionou muito vendo os jogadores e estando lá. Na volta, ele estava quieto e perguntei se estava cansado. Com um terço na mão, ele disse que estava rezando e agradecendo a Deus pelo dia. Essas são situações que tocam a gente.
Quais ações as Gurias do Grêmio preveem para o futuro?
A gente está organizando uma campanha para a Sociedade de Apoio a Gatos Abandonados (Saga). Já temos agendada a Festa da Criança deste ano. Queremos que supere a edição do ano passado, que já foi bastante gratificante. Também temos ideia no fim de ano para levar cestas básicas para mais de 100 famílias em Lajeado.
FÁBIO KUHN – fabiokuhn@jornalahora.inf.br