Cacis apoia rua coberta. Falta projeto

Estrela

Cacis apoia rua coberta. Falta projeto

Conforme vereador, parceria com a Univates será discutida para elaboração do modelo arquitetônico

Cacis apoia rua coberta. Falta projeto

A proposta de construção de uma rua coberta no Centro da cidade ganhou um apoio importante na última semana. A Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis) manifestou concordância com a obra, que visa a favorecer o comércio e o turismo local.
A entidade esteve reunida com o vereador João Braun (PP), um dos principais defensores da proposta, e destacou a relevância para a economia do município. “Somos parceiros e estamos na luta para implantação da rua coberta”, sintetiza o presidente da Cacis, Pablo Souto de Palma.
O tema não é novidade para a instituição, que sempre defendeu a construção da cobertura. “É um assunto que está permanentemente em pauta, mas nunca se teve um projeto concreto. A comunidade já se posicionou favoravelmente. Esperamos que a proposta avance”, afirma.
Palma cita cidades turísticas, como Gramado e Bento Gonçalves, e enfatiza a importância de que a estrutura seja erguida junto ao comércio, proporcionando a realização de eventos. “Não adianta apoiar uma rua coberta distante do nosso comércio”, salienta.

Sem projeto

Embora a proposta da rua coberta tenha ganhado as discussões em Estrela no mês passado, não existe ainda um projeto concreto no âmbito do governo municipal.
O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Paulo Ricardo Fink, disse não ter sido procurado pelo vereador e que tomou conhecimento da iniciativa do parlamentar por meio da imprensa. “Temos interesse sim, pois se trata de um projeto importante”, resume.

Reunião com a Univates

Na próxima quarta-feira, 10, às 10h, na prefeitura, ocorrerá uma reunião entre governo e a Univates, intermediada por João Braun. A ideia é que seja feita uma parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo para elaboração do projeto arquitetônico da rua coberta.
“Vai ser discutida a forma de elaboração do projeto, se será feito um concurso entre os egressos ou um trabalho dentro de uma disciplina do curso”, explica o vereador, afirmando que a decisão dependerá do prefeito Rafael Mallmann, também defensor da obra.
Por enquanto, há apenas um pré-orçamento da rua coberta, feito pelo próprio vereador, que conta com uma emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil, a ser destinada pelo deputado federal Jerônimo Göergen (PP). O recurso deve ser liberado em 2020.

Proposta em Encantado

Durante a sessão da câmara de Encantado de segunda-feira, 1º, a vereadora Jaqueline Taborda (PDT) apresentou uma indicação sugerindo ao Executivo a implantação de uma cobertura no espaço central da Praça da Bandeira. A ideia é promover eventos no espaço, mesmo com o mau tempo.
Atualmente, no Vale do Taquari, três municípios dispõem de ruas cobertas: Muçum, Teutônia e Arroio do Meio.
 

MATEUS SOUZA – mateus@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais