A legítima picape

Muito prazer

A legítima picape

Renault Duster Oroch é a camionete que entrega força sem perder o desempenho

A legítima picape

A Renault Duster Oroch é a primeira picape da marca francesa no Brasil. Chega à versão 2019 ainda mais robusta, com melhorias para aperfeiçoar o seu propósito de ser um carro voltado ao trabalho, mas com bom desempenho no dia a dia.
Gerente de vendas da concessionária JA Spohr Renault, Marcio Foletto destaca a união de conforto e robustez, com a versatilidade de uma picape quatro portas e um amplo espaço na caçamba. Segundo o gerente, o carro abrange todos os tipos de público, mas em especial aquele que busca espaço e conforto sem perder a versatilidade. “Está tendo uma procuro muito grande, decorrente de seu valor e confiabilidade.”

Detalhes

A Renault Duster Oroch 2019 tem uma aparência robusta, destacando na dianteira o para-choque com protetor adicional e faróis auxiliares embutidos, os faróis tem uma lente complexa e a placa metálica com a inscrição Duster, vendido separadamente na concessionária, como acessório.
No teto, barras longitudinais com acabamento cinza. Nas laterais, protetores pretos nas saias de rodas e também nas saias laterais. Eles passam uma aparência de robustez, mas também são vendidos separadamente nas concessionárias como acessórios. As rodas de liga leve são 16 polegadas e os pneus são 215/65 R16.
As lanternas traseiras da Duster Oroch são largas e escurecidas, enquanto o para-choque traseiro tem soleira e sensores de estacionamento. A caçamba comporta até 683 litros de cargas e possui disponível uma capota marítima vendida como acessório, o destaque fica para o santantônio, que é exclusivo. Este e os outros equipamentos que podem ser comprados à parte dão à picape um apelo mais aventureiro.
No interior, a Oroch 2019 mostra semelhanças ao Duster. O volante tem um aplique no mesmo tom, ao passo que as maçanetas são cromadas. O cluster tem boa visibilidade e computador de bordo. Destaque para os revestimentos em preto brilhante nas portas e console central.
A central multimídia chamada MediaNav Evolution é intuitiva e resume bem as funções, facilitando em muito seu uso. Ela conta com recomendações e pontuação para conseguir um bom consumo no dia a dia, além de navegador com dados de tráfego e entradas USB e auxiliar. Já as portas do carro tem parte revestida em tecido.
Os bancos apresentam um bom revestimento, tendo neoprene e napa com filetes contrastantes em branco. São confortáveis e se ajustam bem ao corpo. O banco traseiro da Renault Duster Oroch tem bom espaço para pernas e confortável altura. Atrás, a picape tem frisos em preto brilhante e tecido nas portas. Há apoio de cabeça central e o cinto é de três pontos nessa posição. A caçamba tem um bom volume e vem com proteção plástica de série. A tampa tem peso razoável.
autogiro_05

Novidades

A Oroch 2019 recebeu alterações nas versões com motorização 2.0 litros, que agora está até 11,5% mais econômicas em relação as configurações anteriores, além da adoção de direção eletro-hidráulica.
Mas a principal novidade fica por conta da introdução da opção de câmbio automático na linha da picape, que tem quatro velocidades. Além disso, foram usadas soluções para melhorar a eficiência energética, adotando o sistema ESM (Energy Smart System) de regeneração de energia.
A direção eletro-hidráulica também contribui para um menor consumo, além de ampliar o conforto. De acordo com a Renault, como nesse sistema a bomba da direção passa a ser acionada por um motor elétrico a parte, e não pelo motor do carro, evita-se a perda de potência e o consumo de combustível diminui em até 2%. O sistema é variável, deixando a direção mais pesada em altas velocidades, proporcionando maior segurança.
O motor 2.0 16V manteve os números de potência e torque e recebeu nota “A” na Duster Oroch, inclusive na versão automática. A picape cabine dupla da Renault também adota pneus verdes como no Duster 2.0, com menor resistência ao rolamento, que também contribuem para melhorar a eficiência.
Há o indicador de trocas de marchas Gear Shift Indicator (GSI), que auxilia o motorista a dirigir de forma econômica e eficiente ao sugerir quando reduzir ou aumentar a marcha para melhor aproveitar as características dos motores. Além disso, a picape recebeu melhorias na ergonomia. O comando dos retrovisores elétricos passou do console central para a porta do motorista. Há também vidros elétricos one-touch e fechamento global dos vidros pela chave na versão Dynamique, bastando ao motorista dar dois cliques no controle remoto do carro, para que os vidros subam automaticamente.

Motor e desempenho

Disponível apenas com tração dianteira e câmbio manual, a Duster Oroch tem motores 1.6 16V de 110/115 cv e 2.0 16V de 143/148 cv, respectivamente com gasolina e etanol. A transmissão é de cinco marchas no primeiro e seis velocidades no segundo.
A Duster Oroch 2.0 se revelou bastante robusta no dia a dia e no fora de estrada. O motor 2.0 16V Flex tem boa disposição e entrega muito torque. Tendo somente tração dianteira, a picape cabine dupla da Renault oferece transmissão de seis marchas com relações mais curtas.
A Duster Oroch conta com um conjunto de suspensão bem equilibrado com sistema Multilink na traseira, deixando o veículo mais neutro nas curvas, garantindo assim boa estabilidade e dirigibilidade. Buracos, pisos irregulares e defeitos de asfaltos não são problema. A direção é hidráulica, sendo pesada em manobra, mas progressiva ao dirigir. Os freios atendem bem ao modelo, o nível de ruído interno é baixo e a Oroch tem boa área envidraçada e posição de dirigir correta.
 

Acompanhe
nossas
redes sociais