Mais de 2 mil pessoas passaram pelo galpão do CTG Querência da Amizade, de Bom Retiro do Sul, no domingo. O Rodeio Artístico de Dança de Salão do município faz parte da primeira etapa do circuito de invernadas artísticas promovido pela 24ª Região Tradicionalista (RT). As próximas etapas ocorrem em Teutônia, em agosto e Estrela, em outubro.
Segundo a vice-diretora artística da 24ª RT, Ângela Hammes Rossetti, explica que o circuito já vem acontecendo faz quatro anos, com o objetivo de incentivar a interação entre as invernadas, e também a criação de novos rodeios em cada CTG. Por isso as etapas do circuito variam a cada ano. No fim desta edição, o CTG que tiver a melhor pontuação recebe um troféu.
Foram quase 800 dançarinos e declamadores de mais de 30 invernadas que participaram das apresentações. A competição foi dividida em cinco categorias: pré mirim, mirim, juvenil, adulto e veterana, com as danças tradicionais.
“Foi uma etapa muito boa”, avalia Ângela. Ela explica que desde a criação do circuito, muitas entidades já criaram seus próprios eventos, e eles vêm crescendo. Além de participantes da região, este ano grupos de fora também estiveram presentes.
“Vivenciamos momentos únicos”
A patroa do CTG Querência da Amizade, Maria Delci Klunck, destaca que o evento superou as expectativas e elogiou o empenho de quem ajudou na organização, em especial à coordenação do Departamento Artístico da 24ª Região Tradicionalista.
“Tivemos lindas apresentações de 30 grupos de invernadas artísticas e 33 declamadores. Vivenciamos momentos únicos em que houve a participação e envolvimento de todos com ótima postura, num ambiente de muita alegria e convivência harmoniosa, características do verdadeiro tradicionalismo”, avalia.
Novo trio de prendas da 24ª RT
Ocorreu na noite do último sábado, 29, no CTG Erva Mate, em Venâncio Aires, o novo trio de prendas para a gestão 2019/20 da 24ª região tradicionalista. Representante do CTG Chaleira Preta, Michele Lehmen foi eleita a 1ª prenda, garantindo a realização da 51ª Ciranda Cultural de Prendas, em 2020, no município.
Bibiana Becker dos Santos, do CTG Querência de Arroio do Meio, alcançou a segunda colocação. Já a 3ª prenda também é de Venâncio Aires, Sabrina Maggioni, do CTG Lenço Branco.
O evento cultural reuniu 20 participantes e elegeu também as prendas nas categorias Pré-Mirim, Mirim, Juvenil e Veterana.
BIBIANA FALEIRO – bibiana@jornalahora.inf.br