Frio permanece até o fim desta semana

Vale do Taquari

Frio permanece até o fim desta semana

Temperatura mantém tendência de queda para os próximos dias. Mínimas chegarão a 3ºC na região

Frio permanece até o fim desta semana
(Foto: Divulgação)

Depois de um início de estação com as temperaturas chegando próximo dos 30ºC, o frio do inverno chegou para ficar pelo menos até o fim de semana. A predominância será de dias com sol entre nuvens. A chuva deve reaparecer somente na sexta-feira.
“Pelo que os modelos de previsão indicam, as temperaturas típicas de inverno devem permanecer na região pelo menos até a próxima segunda-feira”, diz a coordenadora do Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Univates, Carolina Heinen.
Na parte alta da região, o frio será menos intenso e as temperaturas registradas devem ficar em torno de 3ºC acima das demais microrregiões.
Para quem depende da motocicleta como meio de transporte, os dias frios são ainda mais complicados. Todos os dias, Luísa Blanger vai de Encantado a Lajeado de moto para trabalhar. Para suportar os quase 70 km diários, ela usa algumas estratégias.

“Muita roupa, luva e casaco impermeável. A gente precisa se esquentar o máximo possível, principalmente nas extremidades. Por baixo do capacete, uma manta para proteger a boca e o nariz”, afirma.
Para hoje, a previsão é de temperaturas amenas ao longo do dia e frio ao anoitecer. Uma massa de ar frio se instala sobre todo o território gaúcho e permite que o sol apareça com nuvens no Vale entre hoje e quinta-feira. As temperaturas caem lentamente.

Chance de chuva na sexta-feira

Na sexta-feira, um novo pulso de ar polar ingressa no estado e as temperaturas caem com mais intensidade. Há possibilidade de chuva sobre a região.
No fim de semana, o frio permanece, com maior amplitude térmica. Ao longo dos dias, as temperaturas começam a subir novamente. Porém, as mínimas seguem caindo. e há possibilidade de neve na região da Serra. No Vale, as temperaturas devem chegar a 3ºC no domingo.
“As temperaturas baixas ocorrerão em curtos períodos, de 3 a 7 dias. Nestes períodos, poderá ocorrer geada nas cidades de maior altitude”, alerta a coordenadora do NIH.
Com a estação sob influência do El Niño, as chuvas devem ficar acima da média em toda a região Sul.

MATHEUS CHAPARINI – matheus@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais