Mais de 4 mil eleitores terão títulos cancelados em Encantado

Vale do Taquari

Mais de 4 mil eleitores terão títulos cancelados em Encantado

Na região, apenas Lajeado e Estrela ainda não concluíram prazo para recadastramento biométrico. Ritmo está abaixo do esperado pelos cartórios eleitorais

Mais de 4 mil eleitores terão títulos cancelados em Encantado

Um a cada quatro eleitores de Encantado teve seu título de eleitor cancelado nesta semana. O prazo para o recadastramento biométrico no município encerrou nessa quarta-feira, 26. Dos 17,5 mil eleitores, 4,2 mil não fizeram o procedimento dentro do prazo.
Para terem o direito de votar nas eleições de 2020, eles precisam ir ao cartório eleitoral e regularizar a situação. Os que buscarem o cartório nos próximos dias ainda podem evitar o cancelamento.
O cadastro nacional fecha 150 dias antes da eleição, em maio. Este é o limite para que os eleitores coloquem em dia a situação eleitoral.
A chefe do cartório eleitoral do município, Luciana Inês Gheno, orienta que os eleitores busquem o cartório antes do ano eleitoral, para evitar filas.
10_AHORA1
“Acredito que grande parte vai comparecer ainda. Por isso é importante não deixar pra  final do prazo, porque daí acumula de todos os municípios e vai ter muita fila. A gente não consegue atender por dia mais de 180.

Em Lajeado, apoio de agentes de saúde

Em Lajeado, onde está o maior colégio eleitoral da região, foi concedido o maior prazo. O recadastramento iniciou em março deste ano e vai até 11 de março de 2020. No município, 51,1%, ou 30,6 mil eleitores já regularizaram a situação eleitoral. Boa parte destes eleitores procuraram o cartório ainda antes da abertura de março, pois o cadastramento está disonível desde 2013.
O ritmo de procura está abaixo do esperado pelo cartório eleitoral do município. A meta é atender 100 eleitores por dia, mas o número fica em torno de 50.
A chefe do cartório, Maria Betania Rohde, mobilizou agentes de saúde do município para ajudarem na conscientização dos eleitores.  “As pessoas estão deixando de procurar o atendimento agora porque ainda tem tempo, mas isso vai acabar acarretando filas enormes”, projeta.

Prazo até agosto em Estrela

10_AHORA2
Faltando menos de dois meses para o fim do período de cadastramento, falta ainda mais de 30% dos eleitores. Para buscar reduzir ao máximo as filas na reta final do prazo, o cartório realiza ações externas em escolas e empresas. Nessa sexta-feira, a equipe foi ao Hospital Estrela fazer o recadastramento dos funcionários. No dia do aniversário do município, o cartório atendeu no parque Princesa do Vale.
Ainda assim, oito mil eleitores precisam fazer a biometria nos próximos dois meses.
“Se estas oito mil deixassem para o último dia, daria mais de 5 quilômetros de fila, chegaria até a ponte do Taquari”, estima o chefe do cartório, Sandro Ferrari.
 

MATHEUS CHAPARINI – matheus@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais