Espetáculo sobre rodas

Patinação

Espetáculo sobre rodas

Ginásio Nelson Brancher, em Lajeado, recebe neste fim de semana o 15º Festival de Show Sobre Rodas e a 9ª Copa Sobre Rodas

Espetáculo sobre rodas

Correr, saltar e dar piruetas. Todos esses movimentos repetidos inúmeras vezes. Assim que encerrou a preparação dos atletas da Cia de Patinação Sobre Rodas. Neste fim de semana participam do 15º Festival de Show Sobre Rodas e a 9ª Copa Sobre Rodas, no Ginásio Nelson Brancher, o “Claudião”, em Lajeado.
O evento inicia no sábado à noite com o Festival. Escolas de todo o Rio Grande do Sul preparam números artísticos com crianças e adultos, nos mais variados temas. “Será um verdadeiro show”, conta Jaqueline Nonnenmacher, coordenadora da Cia de Patinação Sobre Rodas.
No domingo será a vez da competição. Os atletas divididos por idade e categorias disputam o título. No fim do dia será feita a premiação aos melhores. Ingresso custa R$ 10 e vale para os dois dias. No domingo, será cobrado R$ 5.
Eduardo Fröder, 10, começou a patinar faz três anos, a convite das professoras que explicaram o projeto em sala de aula. Para ele, as conquistas de Marcel Stürmer e todo o progresso que ele teve na carreira servem de motivação. “Quero seguir os mesmos passos dele, vou me dedicar e treinar muito, para tentar chegar onde ele chegou.”
Diferente de Fröder, Júlia Brenner Colling, 17, tem a patinação na família. Mãe e irmã praticaram o esporte e fizeram com que seguisse os mesmos passos. Sobre o futuro, projeta ser treinadora, ter a própria escola ou até mesmo seguir na Cia Sobre Rodas. “A única certeza que tenho é que quero seguir na patinação.”
18_AHORA
A atleta destaca que o esporta ajuda no desenvolvimento e rendimento escolar. “Ele contribui para termos mais disciplina, ajudar o próximo e principalmente concentração na apresentação de trabalhos.”

Desenvolvimento da patinação

Jaqueline destaca que o esporte evoluiu muito desde o surgimento de Marcel. “Lajeado se tornou um polo da patinação estadual e nacional, isso estimula e incentiva as crianças a entrarem no esporte.” A coordenadora comenta que em Lajeado e Região a patinação poderia ser mais desenvolvida se tivesse mais apoio e disponibilidade de ginásios.
Indagada sob a possibilidade de surgir um novo Marcel em Lajeado, a coordenadora acredita que é difícil, mas pode aparecer. “O Marcel é um ícone na patinação, existe um em mil. A gente tenta fazer com que as crianças tenham o mesmo sonho dele, com uma carreira com muita disposição, fibra e gana de vencer.”

Centro de treinamento

O Centro de Treinamento de Patinação Lajeado retornará com as atividades no próximo mês. Jaqueline informa que questões burocráticas, em virtude da troca de governo, impediram a continuidade no primeiro semestre deste ano. “Lajeado é a única cidade com centro de excelência, e para não perder o projeto tivemos que fazer com calma e organizar ele direito”.
Ela informa que a partir da próxima semana serão convocados os 40 alunos que faziam parte do projeto em 2018 para ver o interesse da continuidade. Logo após serão feitas novas audições para preencher as 20 vagas que abriram em 2019. “Vamos comunicar as escolas e pais, queremos retomar as aulas o quanto antes.”


 

EZEQUIEL NEITZKE – ezequiel@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais