Município garante autorização  da União para evento no Porto

Multifeira 2019

Município garante autorização da União para evento no Porto

Com quase todos estandes vendidos, local dependia de aval. No fim da tarde de ontem, governo federal assinou liberação

Município garante autorização  da União para evento no Porto

O principal evento comercial do município, a Estrela Multifeira já está com quase todos os estandes vendidos. Dos 152 espaços comerciais, 146 já estavam negociados na tarde de ontem, o que representa 96%.
O evento está previsto para acontecer no Porto de Estrela entre os dias 4 e 8 de setembro e a perspectiva é de um público ainda maior do que os 42 mil da edição de 2017. Até o fim da tarde de ontem não havia confirmação por parte do governo federal.
Por volta das 18h, o vice-prefeito, Valmor Griebeler, recebeu a autorização do secretário adjunto de Portos e Transportes Aquaviários, Fábio Lavor Teixeira. O texto impõe como condição que o estado se responsabilize pela fiscalização e eventuais ônus causados por á utilização do espaço. “O porto está garantido. A Multifeira sai no Porto, bem tranquilo. Já temos autorização do estado no papel. Pedimos também para a União para ter a garantia”, diz o prefeito Rafael Mallmann.
De Brasília, Griebeler confirmou a liberação. “Já nos garantiram a liberação. Todos os documentos que faltavam foram encaminhados”, afirma.

Articulação nas capitais

Duas frentes foram montadas para buscar a municipalização do porto ou, ao menos, a liberação para o evento.
Em Porto Alegre, o prefeito Rafael Mallmann se reuniu com o secretário dos Transportes, Juvir Costella. O município quer assumir a administração do espaço e retomar as atividades portuárias.
Já o vice-prefeito e o secretário de Obras, Cristiano Nogueira, articularam com deputados federais da bancada gaúcha e com o a secretaria de Portos e Transportes Aquaviários. No encontro, tiveram a garantia de que o porto será liberado para realização do evento.
Mallmann explica que as duas abordagens são importantes pois há um imbróglio envolvendo Estado e União. Em novembro do ano passado, o governo gaúcho passou para Brasília a gestão do porto, porém o governo federal ainda não recebeu. O entrave está relacionado à deterioração do patrimônio do porto.

Não tem plano B

03_AHORA
Para o empresário Henrique Purper, presidente da feira, não há outra alternativa de local para o evento. “Só tem duas saídas: é lá ou lá. Tem que ser liberado, não tem outro lugar”, diz Purper, otimista sobre a liberação.
Para a edição 2019, a organização projeta um crescimento de público de 20%, chegando a mais de 50 mil visitantes. A novidade para este ano é a ampliação do espaço voltado à agropecuária. O evento contará com um salão
“Vamos ter um incremento grande no agronegócio, com o salão do gado leiteiro e a exposição de animais terá o dobro de espaço físico”.

Quase todos espaços vendidos

Para o presidente da Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis), Pablo Palma, além dos aspectos econômicos, a feira cumpre uma função social no município.
“A feira está evoluindo cada vez mais. Nossa expectativa é que cresça o envolvimento da comunidade. O evento cumpre um papel social de elevação de moral, não só dos empresários, mas da comunidade como um todo”, afirma.
A Estrela Multifeira é promovida pela Cacis, com o apoio da administração municipal e câmara de vereadores. Na edição de 2017, a feira registrou mais de 190 expositores e cerca de 42 mil visitantes, com um volume de negócios de cerca de R$ 10 milhões.
 

MATHEUS CHAPARINI – matheus@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais