Não mudar  é mortal

Editorial

Não mudar é mortal

O comércio varejista exerce papel exponencial na economia regional. Lajeado, por ser o principal polo do Vale do Taquari desponta neste mercado. Muito por isso, consolidou-se ao longo dos últimos anos como anfitrião de um evento de espectro estadual: A…

O comércio varejista exerce papel exponencial na economia regional. Lajeado, por ser o principal polo do Vale do Taquari desponta neste mercado. Muito por isso, consolidou-se ao longo dos últimos anos como anfitrião de um evento de espectro estadual: A Convenção CDL Lajeado.
Durante o dia de hoje, o Clube Tiro e Caça recebe mais uma edição do seminário. O tema não poderia ser mais atual. Está conectado com o principal desafio das empresas varejistas no momento, onde cada qual busca encontrar soluções mais eficazes para promover a transformação digital dentro dos negócios.
O mundo mudou. O consumo e o hábito das pessoas foram – e continuam sendo – impactados pela tecnologia e pelo avanço dos mercados virtuais. Adaptar-se à realidade e embarcar nas inovações que se apresentam é crucial para a sobrevivência dos negócios e das empresas.
As fórmulas tradicionais que funcionavam até pouco tempo são substituídas por estratégias concatenadas ao novo jeito dos consumidores decidirem compras. É nesta transição que a maioria dos empresários esbarra.
Não é de hoje que comerciantes tateiam em busca de soluções para lidar com a mudança dos hábitos de consumo. O varejo brasileiro surfou bem na onda da nova classe média dos tempos do governo Lula e da economia baseada no incentivo ao consumo. Agora – e a conta viria algum dia –, com a economia bagunçada somada à transformação digital, muitos perderam o rumo. Mas afinal, o que fazer para encarar este mercado desafiador e reencontrar o caminho da assertividade?
Não existe transformação digital sem transformar as pessoas. De nada adianta investir em sistemas virtuais se não cuidar dos talentos humanos. Uma coisa está ligada diretamente à outra. O envolvimento, o engajamento e a entrega de valor, além do produto que se vende, não se fazem apenas com bons softwares.
Neste momento em que as empresas precisam atentar para esta relação umbilical entre “Talentos” e “Transformação Digital”, a Convenção CDL serve de indutora para lojistas encontrarem soluções ágeis e viáveis. A única certeza aceitável diante do exposto é de que precisamos mudar.

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