Mais de 250 crianças e adolescentes lotaram o Centro Comunitário Evangélico na palestra “Para gostar de ler”, ministrada pelo escritor João Pedro Roriz. A atividade ocorreu ontem, 25, e integrou a extensa lista de atrações da 17° Festival do Livro do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo.
Com 10 anos de atuação profissional no mercado literário, Roriz destacou a importância da leitura para a autoafirmação da pessoa e abrangência de conhecimentos. “O jovem costuma se espelhar em si próprio. Por isso a necessidade de buscar leituras diferentes para criar uma representatividade de você mesmo”, destacou o autor.
Duelos de rimas e experiências de vida na época em que atuava como ator foram utilizadas por Roriz para exemplificar a importância da leitura. Conforme ele, é imprescindível conhecer o público-alvo e usar o seu universo para aproximação.
“Temos que aproveitar brechas para incentivar a leitura”, destacou.
Roriz também abordou os mais de 30 livros publicados. Destaque para o livro juvenil “Gorrinho – uma loucura crônica” (obra publicada em 2009 que se torna referência escolar) e “Céu de um verão proibido”, que ganhou sequência recentemente.
Na avaliação da coordenadora Rosilene König, os alunos da Gustavo Adolfo já são leitores assíduos. “Essas atividades servem para instigar ainda mais esse costume”, acredita. Ela destaca ainda as mais de 20 mil obras disponíveis na biblioteca escolar como atrativo para prática da leitura.
Sobre o Festival do Livro
Com o intuito de incentivar a leitura e compartilhar vivências, o Festival do Livro do Colégio Gustavo Adolfo realiza cinco dias de atividades. Evento tem apoio da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat), da 3ª Coordenadoria de Ensino, do Imbrasil e Grupo A Hora. O patrocínio é da Univates, Sicredi, STR e Movesco.
A programação segue até sexta-feira, 28, com apresentações artísticas, palestra com escritores, lançamento de livros e mostra de curtas. Há ainda espaço para comercialização de mais de 20 mil obras, disponibilizadas pelas livrarias Armazém e Wessel.
Além dos alunos do Colégio Gustavo Adolfo, a programação envolve outras instituições de ensino e é aberta à comunidade.
FÁBIO KUHN – fabiokuhn@jornalahora.inf.br