A Toyota do Brasil apresenta o novo RAV4. A quinta geração do SUV introduz quatro grandes mudanças que implicam em uma melhoria substancial de seus principais atributos: design, equipamento, conforto, desempenho e segurança. Comercializado desde 1994, o RAV 4 foi, em 2018, o SUV mais vendido no mundo.
As grandes mudanças que esta geração traz são a nova arquitetura global Toyota (TNGA), a motorização híbrida auto recarregável, o novo sistema de tração inteligente nas quatro rodas (AWD) e o sistema de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS).
O novo RAV4 híbrido é disponível em duas versões, S e SX, e procura se diferenciar da proposta atual do segmento, completamente urbana, se posicionando como um verdadeiro SUV aventureiro, em virtude de seu desempenho e funcionalidade, mas com um design moderno e sofisticado que se adapta perfeitamente à vida urbana.
Design
A quinta geração do RAV4 procura diferenciar-se da atual tendência dos SUVs urbanos, redefinindo completamente o seu conceito e posicionando-se como um veículo versátil, com um espírito aventureiro e uma estética sofisticada.
Ambas as facetas deste veículo coexistem em harmonia. É aventureiro porque o seu design mais robusto e resistente permite ao motorista conduzir por onde quiser e, ao mesmo tempo, tem um design moderno e refinado que se adapta perfeitamente à vida urbana.
Os novos faróis dianteiros contam com tecnologia LED, nivelamento automático de altura e sensor crepuscular e criam uma sensação de maior robustez e uma aparência mais refinada e agressiva ao modelo. Os faróis traseiros LED poligonais, combinados com o design da parte traseira do veículo, enfatizam uma sensação de amplitude e uma postura firme.
O novo RAV4 híbrido nas versões S e SX vem com rodas de liga leve de 18 polegadas e pneus 225/60R18. A versão SX é equipada com teto solar panorâmico com abertura elétrica. O novo modelo é mais baixo, mais ágil e mais estável. Apresenta novas dimensões em relação à geração anterior, conferindo-lhe maior funcionalidade.
Conforto e praticidade
O interior foi renovado e segue o princípio de sofisticação para o qual foi concebido. A qualidade dos materiais foi aumentada e os detalhes são enfatizados para alcançar um ambiente mais atraente e funcional.
O espaço do motorista equilibra visibilidade com segurança e conforto. O tamanho, a forma e o material dos botões e controles foram selecionados levando em consideração a praticidade de uso. Foram adicionados espaços de armazenamento com um sistema de iluminação noturna que dá uma aparência distinta ao interior do veículo e, acima de tudo, uma melhoria na usabilidade
Esta geração apresenta grandes novidades em termos de equipamentos de conforto, tecnologia e conectividade em relação à anterior. O modelo conta com ar-condicionado integrado digital Dual Zone e sistema S-Flow.
Ainda possui sistema de travamento e destravamento das portas e porta-malas por sensores de aproximação e sistema de acionamento e desligamento do motor por botão. A versão SX tem abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno, ou por sensor de movimento.
Para garantir o conforto dos passageiros, tanto na cidade, como na estrada, o novo RAV4 conta com sistema multimídia com tela de LCD sensível ao toque de 7 polegadas. Ela também incorpora uma câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros que contribuem para maior segurança. No console central, um sistema de carregamento sem fio para smartphones foi disponibilizado.
Os assentos dianteiros foram redesenhados para manter uma postura correta até mesmo ao dirigir em estradas sinuosas. O amortecimento do assento e a sensação de contenção foram aumentados para melhorar o conforto. Os bancos possuem partes revestidas em couro e material sintético. O assento do motorista tem seis posições de regulagem elétrica de distância, altura e lombar e memória para duas posições, distância e altura. Para um maior conforto, os bancos dianteiros são ventilados.
Com capacidade para 580 litros, o porta-malas é um dos maiores da categoria. As versões S e SX contam com chave com comandos integrados para trava e destrava das portas e do porta-malas, enquanto a última ainda possui abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno por chave ou por sensor de movimento.
Desempenho
O Toyota RAV4 híbrido chega com um grande atributo. Um novo sistema de propulsão híbrida recentemente desenvolvido que combina baixo consumo de combustível e excelente potência, determinando de forma ideal se o motorista quer priorizar uma sensação de aceleração linear ou uma capacidade máxima de resposta, de acordo com o estilo de condução desejado. O sistema híbrido é composto por quatro motores (um a gasolina e três elétricos) que funcionam juntos, fornecendo uma potência total de 222 cavalos.
O propulsor do novo RAV4 é um 2.5L DOHC de 4 cilindros e 16V. O sistema elétrico, composto por três motores, é alimentado por uma bateria de níquel-hidreto metálico mais leve que o sistema anterior, que recarrega automaticamente quando o veículo desacelera ou freia, sem a necessidade de se conectar a uma fonte de energia externa. Com esse sistema híbrido, o Novo RAV4 pode percorrer cerca de 1.000 km com um único tanque de combustível de 55 litros, dependendo do estilo de condução.
Plataforma TNGA
TNGA é a sigla de Toyota New Global Architecture (Nova Arquitetura Global Toyota) e diz respeito a uma filosofia de fabricação que visa melhorar o desempenho do veículo e destacar as características únicas de cada modelo, melhorando os componentes essenciais que fazem parte do veículo e têm um impacto direto no design, conforto, desempenho e segurança.
A nova geração do RAV4 é construída sob a plataforma denominada GA-K e sua finalidade é criar veículos melhores por meio de cinco fundamentos principais: Conforto ao dirigir, habitabilidade, praticidade de uso, compromisso com o meio ambiente e segurança.