Elo entre mercado  e conhecimento

Editorial

Elo entre mercado e conhecimento

A fundação do Parque Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) completa hoje cinco anos. Desde 2014, 100 empresas contaram com o complexo para desenvolver novos processos, produtos e métodos. O parque dá suporte científico aos principais pilares da economia regional.…

A fundação do Parque Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) completa hoje cinco anos. Desde 2014, 100 empresas contaram com o complexo para desenvolver novos processos, produtos e métodos.
O parque dá suporte científico aos principais pilares da economia regional. A estrutura simboliza a produção de conhecimento a serviço do empreendedorismo.
Muito dos avanços nos últimos anos do meio industrial e empresarial da região se deve ao complexo que funciona dentro da Univates e ampara projetos inovadores, especialmente nas áreas da indústria de alimentos e proteção do meio ambiente.
Com o mundo em intensa transformação, o Tecnovates ganha cada vez mais importância como agente indutor da pesquisa e dos negócios inovadores. Contribui na formação de novos profissionais preparados às diversas áreas relativas às vocações e potencialidades locais, por meio da aproximação entre academia e empresas.
O complexo ainda possibilita projetos de pesquisa aplicada que melhoram e criam inovações nos empreendimentos já existentes. Embora voltado a criar soluções para as demandas do Vale, atua em parceria com empresas de outras regiões e busca a inserção global dos negócios locais, em contato permanente com outros parques e empresas do exterior.
O Vale é privilegiado por ter uma estrutura como o Tecnovates, pensando de forma estratégica como o conhecimento pode ser produzido para contemplar as necessidades relativas ao progresso regional. Em tempos cada vez mais competitivos, trata-se de um diferencial e tanto para o êxito dos negócios locais.
Nestes cinco anos de história, o Tecnovates alcançou resultados surpreendentes. A própria gestão do complexo confirma isso. Não se esperava neste curto espaço, que houvesse tanta procura das empresas, pois hoje não há um espaço ocioso no prédio.
O parque é mais do que um elo entre empresas e universidade. Está vinculado a movimentos orgânicos da sociedade, como no próprio Pro_Move. Por meio da inovação, do contato com diferentes setores da comunidade, pode-se buscar soluções para problemas sociais e para a melhoria da qualidade de vida da população.

Acompanhe
nossas
redes sociais