Convite para mudar

Opinião

Fernando Weiss

Fernando Weiss

Diretor editorial e de produtos

Coluna aborda política e cotidiano sob um olhar crítico e abrangente

Convite para mudar

Lajeado reúne lojistas de todo estado que buscam melhores respostas para os desafios diários do comércio varejista. A 19ª edição da Convenção CDl Lajeado ocorre amanhã e espera até 800 visitantes. Evento consolidado estado afora aposta no “Talento e transformação Digital” como mote central.
Não é de hoje que comerciantes tateiam em busca de soluções para lidar com a mudança dos hábitos de consumo, impactados pelo mercado virtual. O varejo brasileiro surfou bem na onda da nova classe média dos tempos do governo Lula e da economia baseada no incentivo ao consumo. Agora – e a conta viria algum dia –, com a economia bagunçada somada à transformação digital, muitos perderam o rumo. Mas afinal, o que fazer para encarar este mundo novo e reencontrar o caminho da assertividade?
O tema da convenção não poderia ser mais pertinente. De nada adianta investir em sistemas virtuais se não cuidar dos talentos humanos. Uma coisa está ligada diretamente à outra. O envolvimento, o engajamento e a entrega de valor, além do produto que se vende, não se fazem apenas com bons softwares. Como bem sabemos, só existe a transformação digital se a transformação emanar e passar pelas pessoas.
Neste momento em que as empresas precisam atentar para o novo cenário de consumo e de comportamento, a Convenção CDL serve de indutora para lojistas encontrarem soluções ágeis e viáveis. A única certeza aceitável diante do exposto é de que precisamos mudar. Esperar ou achar que os novos tempos não chegarão é assinar sentença de morte.

O pior de nós

2019_06_26_reprodução_Materia carga tombada
“Igual iria fora”, ouvi de alguns sobre os produtos lácteos saqueados por pessoas após tombamento de carga na BR-386, em Estrela. Não foi a primeira nem a última vez que humanos se comportam feito urubus atrás de carniça. Saquear os produtos de carga acidentada é crime. Quando agimos e incentivamos este tipo de comportamento, afloramos o que condenamos todos os dias em Brasília.

Voltando?

O lixo – ou material reciclável – acumulado às margens da ERS-130, na antiga Vila dos Papeleiros, chama atenção de quem passa pelo local. Foi assim, aos poucos, que se formou aquela Vila de Papeleiros, que bem lembramos, se instalou à beira da rodovia. No início deste ano, moradores foram transferidos para um espaço no bairro Jardim do Cedro.
O governo precisa agir com celeridade para evitar que um novo movimento de ocupação irregular se procrie nas imediações.
coluna

No rumo certo

O governador Eduardo Leite participou do seminário organizado pela Associação dos Diários do Interior (ADI), em Porto Alegre, nessa segunda-feira. Falou sobre as principais realizações do início de mandato e reassumiu compromisso em retomar a capacidade de investimento e devolver a autoestima aos gaúchos.
O governo Leite completa seis meses. Seu discurso continua autêntico, descolado de ideologias políticas e focado na apresentação de soluções para as mazelas históricas que perseguem o RS. Sabe que precisa inovar para tirar o Estado do atoleiro fiscal e financeiro. Não se queixa, mostra serenidade e transmite segurança em relação ao propósito estabelecido. Se conseguir manter o governo nestes eixos e a politicagem partidária não falar mais alto na oposição, o Estado poderá dar a volta por cima.

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 24/06/2019 - Governador Eduardo Leite participou, na manhã desta segunda-feira (24/6), de  reunião com a Associação dos Diários do Interior (ADI). Fotos: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 24/06/2019 – Governador Eduardo Leite participou, na manhã desta segunda-feira (24/6), de reunião com a Associação dos Diários do Interior (ADI). Fotos: Itamar Aguiar/Palácio Piratini


E vamos combinar, o RS precisa de um governo austero, com capacidade de diálogo e maturidade para promover as reformas que não podem ser procrastinadas.

É hoje

Educação Financeira é o eixo da discussão do Negócios em Pauta, programado para hoje de noite, a partir das 19h30 na Acil. Tema espinhoso, mas indispensável, e que impacta a vida de todos o tempo todo. Especialistas formam mesa redonda e apresentam sugestões e dicas simples e aplicáveis para o dia a dia do cidadão e das empresas. A participação é gratuita mediante inscrição prévia.
 

Acompanhe
nossas
redes sociais