“Sem luz”, avisava um cartaz na entrada da Casa de Carnes Pletsch. O estabelecimento comercial, localizado no centro de Estrela, foi um dos prejudicados pela queda de energia que perdurou das 7h15min até às 10h de ontem, 25.
Os quatro funcionários da casa de carne foram dispensados na manhã, comenta o proprietário Maico Costa Pletsch. Ele estima um prejuízo de R$ 1,5 mil em função do turno sem atividades. “Não trabalhamos para manter as geladeiras fechadas e a carne na temperatura adequada, mas deixamos de atender pedidos de restaurantes”, comenta.
Também localizada em Estrela, a Padaria Bruxel teve de parar a produção no período sem luz. “Fizemos algo com o gás, mas era pouco. Foram 16 pessoas que ficaram paradas nesse período”, lamenta o proprietário Luiz Bruxel.
Nenhum prejuízo foi registrado na padaria, mas Bruxel destaca que houve a necessidade de hora-extra para conseguir atender os pedidos de clientes. “É difícil faltar energia, só em momentos programados. Nesses casos, antecipamos a produção”, reitera.
Além dos estabelecimentos comerciais, empresas também foram pegas de surpresa com o blecaute temporário. A Brasilata, por exemplo, dispensou cerca de 100 funcionários no turno das 6h às 14h e retomou as atividades apenas à tarde.
Queda de árvore causou desligamento
Conforme levantamento da RGE Sul, cerca de 20 mil clientes de Estrela, Teutônia, Tabaí, Imigrante, Fazenda Vilanova, Bom Retiro do Sul, Paverama e Colinas foram prejudicados pela interrupção repentina no abastecimento de energia elétrica.
A queda de um eucalipto de aproximadamente 30 metros teria causado o desligamento, informa a concessionária. A árvore atingiu a linha de transmissão que alimenta a subestação de Estrela, localizada no bairro das Indústrias.
Conforme informado para clientes, a previsão inicial de retorno era às 17h, entretanto até às 10h o fornecimento de luz havia sido normalizado.
FÁBIO KUHN – fabiokuhn@jornalahora.inf.br